VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasEnsaios
Partilhar

Ensaio Hyundai i30 Fastback 1.4 T-GDI

No assalto às referências do segmento médio-inferior, a coreana Hyundai ataca em três frentes: berlina de 5 portas, carrinha e, agora, um inédito Fastback.

Opinião geral KBB

Está agora completo o plano de lançamentos que a Hyundai tinha definido para a família i30, que compete com feras como Renault Mégane, Volkswagen Golf ou Peugeot 308. Por mais 700€ do que a versão idêntica do hatchback de 5 portas, a marca coreana propõe o i30 Fastback, que mantém a largura e a distância entre eixos da berlina de cinco portas e dois volumes, mas cresce 11,5 cm em comprimento, para esticar a capacidade da mala até aos 450 litros (395 litros no Hatchback), ainda existindo sob o compartimento de carga lugar para alçapões que reforçam a versatilidade e o vínculo familiar do modelo. E, a estas características muito valorizadas na sua categoria (espaço abundante para cinco ocupantes, vasto equipamento de série, num pacote a preço que é um dos mais justos do segmento…), acrescenta uma imagem desportiva e muito estilo.

Hyundai i30 Fastback lateral

Vai gostar deste carro se...

Quer fugir ao estigma do formato antigo das berlinas de quatro portas, com o terceiro volume bem delineado e destacado. Este elegante Fastback, com a silhueta aproximada à dos modernos coupés, é o carro certo.

Pode não gostar deste carro se…

Tem filhos matulões? Os níveis de habitabilidade são quase iguais aos do Hatchback, mas com as contingências que resultam de uma carroçaria que se destaca pela linha de tejadilho que cai a pique dos pilares B em direção à traseira. Ou seja, há menos centímetros livres em altura nos lugares posteriores, onde passageiros acima do 1,70 m já correm o risco de estragar o penteado…

Vai trocar de carro? Descubra já quanto vale o seu usado.

Condução

Além da imagem que é muito interessante para um automóvel que não tem pretensões ao estatuto de novo ícone de estilo, o outro grande elogio ao i30 Fastback vai para o bom compromisso na dinâmica, entre eficácia e conforto de rolamento. Mudando as proporções exteriores, rebaixando o chassis em 5 mm e endurecendo a taragem dos amortecedores em 15% face ao modelo de dois volumes, a Hyundai melhorou os níveis de agilidade e eficácia. É evidente a desenvoltura superior deste automóvel estruturalmente mais equilibrado e com uma moderna arquitetura de suspensão posterior independente multibraços. Além do acerto da suspensão, nota-se igualmente a boa influência dos pneumáticos de baixo perfil (225/40 R18), favorecendo a agilidade e o “feeling” na condução. Se o 1.4 T-GDI tivesse mais nervo…

Características favoritas

Smart Sense

É o nome do completo pacote de ajudas eletrónicas à condução que a Hyundai oferece de série no i30 Fastback, incluindo sistemas de alerta de fadiga do condutor, controlo automático dos máximos, de manutenção à faixa de rodagem, travagem autónoma de emergência e alerta de colisão dianteira.

Garantia

Na marca coreana, impossível não destacar o imbatível programa de garantia mecânica de 5 anos sem limite de quilómetros (a parceira Kia oferece 7 anos, mas limitados a 150 mil quilómetros), a par de cinco anos de assistência em viagem e check-up anuais gratuitos.

Estética

Em matéria de estilo, o i30 Fastback é um daqueles automóveis que começa a “ler-se” de trás para a frente, porque é precisamente na secção posterior que se encontram as novidades mais importantes. Ali, a carroçaria estica para dar formas a um terceiro volume, que o gabinete de estilo da Hyundai soube disfarçar muito bem, através de linhas fluídas, sem cortes abruptos ou arestas desnecessárias. A presença de um pequeno “aileron” sobre a tampa da mala e a redução da altura da grelha hexagonal com elementos côncavos no formato de cascata comum a toda a família de novos modelos ajudam a obtenção de uma silhueta mais desportiva, com vincos longitudinais estrategicamente colocados para acrescentar drama ao conjunto.

Equipamento de série

Hyundai i30 fastback interior

No interior da carroçaria tricorpo do familiar compacto, já não encontramos tantos rasgos de emoção. Destacam-se antes os materiais convincentes, mas principalmente a construção sólida e dotação generosa de equipamentos. O i30 Fastback 1.4 T-GDI está apenas disponível na versão Style, por preços a partir de 26.550€, já com itens como ar condicionado de duas zonas, sistema de navegação, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, ecrã tátil de 8", carregamento sem fios para smartphones, cruise control com limitador de velocidades e comandos no volante, bancos em pele e tecido, sensores de chuva e luz e sensores de estacionamento apoiado por câmara traseira, entre outros.

Descubra o Preço Justo KBB para todas as versões do Hyundai i30.

Por baixo do capot

Sob o capot, uma novinha unidade a gasolina, com 4 cilindros, que combina os préstimos da injeção direta e sobrealimentação por turbo. Apresenta um funcionamento tão suave que, em algumas situações, dá a sensação de não estar a operar com todos os seus 140 cv. O que não é necessariamente um defeito, pois estas mecânicas muito silenciosas e com entrega mais progressiva têm adeptos. Digamos que é mais uma questão de feitio, que apontamos apenas por não ser condizente com a imagem mais desportiva desta carroçaria. É verdade que usando bem a caixa é possível espevitar este motor que oferece 242 Nm disponíveis logo às 1500 rpm, apresenta boas retomas e acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos. Mas, claro, aí o 1.4 T-GDi abre as “goelas” e o consumo médio (5,7 litros/100 km anunciados) dispara!

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar