VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasEnsaios
Partilhar

Ensaio Renault Clio IV: o best-seller do segmento B

No topo da gama Diesel do Clio IV, em simultâneo com a sua recente atualização, chegou também uma versão mais potente do motor 1.5 dCi, com 110 cv.

Sugere o adágio popular que em equipa que ganha devem evitar-se grandes mexidas e esta 4.ª geração do Clio, cirurgicamente renovada há apenas dois anos, é disso exemplo - embora a Renault não deixe de operar pequenas melhorias no modelo que é o incontestável “best-seller” (13 milhões de unidades desde que foi apresentado, em 1990) e crónico número 1 nas tabelas de vendas nacionais.

Opinião geral KBB

Mas, olhando os números e a competitividade de um segmento onde estão adversários como o Volkswagen Polo, Peugeot 208, Ford Fiesta, Opel Corsa ou Citroën C3, apetece perguntar, ao jeitinho de Carmen Miranda, o que é que o francês tem? Ora, tem estilo? Tem! Tem espaço? Tem! Conforto? Também, aliado a uma gama de motores abrangente e diversificada, carroçaria de 5 portas e uma versão carrinha Sport Tourer (que custa mais 860€ do que o carro).

Vai gostar deste carro se...

Valoriza os aspetos mais racionais do automóvel? É verdade que a apresentação específica desta versão GT Line valoriza muito a imagem do carro mais vendido em Portugal, mas o Clio, mais do que uma “carinha laroca”, impõe-se também pela vertente negócio. A garantia de 5 anos/100.000 km é um dos trunfos.

Ensaio Renault Clio lateral

Tem um Renault Clio usado? Descubra quanto vale.

Pode não gostar deste carro se...

Procura um utilitário com muito, muito espaço, que efetivamente faça as vezes do automóvel de família? A meses da revelação de uma geração 100% nova, o Clio IV já tem medidas ultrapassadas. A habitabilidade nos lugares posteriores e a capacidade da mala são apenas medianas.

Condução

Na última atualização de que foi alvo, o Clio recebeu um ótimo reforço Diesel, a estreante versão dCi de 110 cv, a garantir uma condução despachada, beneficiando da atuação competente da caixa manual, com uma sexta longa que ajuda a moderar o consumo de combustível, mas também reduz o ruído de funcionamento, área em que os dCi definitivamente não são referências. O Clio também não é o automóvel mais ágil e preciso do segmento B, mas tem no ótimo compromisso entre dinâmica e conforto um fortíssimo trunfo. Ao mesmo tempo que se deixa levar apenas com dois dedos no trânsito citadino, destacando-se a leveza da direção e de todos os comandos essenciais à condução, também não complica gravemente quando se acelera o ritmo por estradas mais exigentes, com curvas.

Características favoritas

Personalização

Um êxito de vendas tem, naturalmente, muitos adeptos, o que não quer obrigatoriamente dizer que o Clio seja um autêntico quebra-corações. Ao contrário, a imagem nunca foi o argumento mais forte do modelo francês. Até agora. A marca aposta forte na personalização, com mais de 30 combinações possíveis, desde autocolantes decorativos no tejadilho, retrovisores pintados, frisos e proteções diferentes nas soleiras das portas.

Ensaio Renault Clio interior

Pack R-Link

Consoante as versões, são propostos três sistemas multimédia: de base o R&Go (com ligação a smartphone), além do Media NAV Evolution (ecrã tátil de 7’’, navegação com informações de trânsito, Bluetooth e imagens da câmara de marcha-atrás) até à mais recente evolução do R-Link, com sistema R-Sound para seleção da sonoridade do motor, navegação Tom Tom e funções avançadas. Não falta nada.

Descubra os citadinos disponíveis no mercado e os seus respetivos preços.

Estética

Ensaio Renault Clio traseira

Por fora, o utilitário da Renault, atualizado pela última vez em 2016, adotou faróis, grelha e para-choques redesenhados, ao mesmo tempo que a parte inferior é visualmente mais larga. Também pode ter a assinatura luminosa Full-LED, tecnologia estreada no atual Renault Espace, com 20% mais potência do que um vulgar feixe de halogéneo (médios/máximos). As óticas também integram luzes diurnas LED em forma de C nas versões mais equipadas e as traseiras (LED) estão sempre acesas. Já no interior registaram-se várias alterações ao nível dos materiais aplicados no tablier, consola central e nas laterais das portas, para melhor... O volante também foi resenhado, como o formato dos bancos que ganharam apoios laterais mais pronunciados.

Equipamento de série

No portefólio de versões do Clio, quatro níveis de equipamento à escolha: Zen, Limited, GT Line e Intiniale Paris; o R.S. e o R.S. Trophy são de outro campeonato. Destacamos o GT Line, primeiro porque tem identidade própria, por contar com elementos específicos tanto no exterior como no interior, depois porque a dotação de série é muito interessante. Inclui vidros laterais escurecidos, aileron traseiro desportivo, retrovisores em preto brilhante, volante em couro, ecrã multimédia de 7 polegadas com Media Nav, chave mãos-livres, ar condicionado automático, sensores de chuva e luz, sistema de ajuda ao parqueamento traseiro, faróis Full LED. O que lhe falta? Os sistemas mais comuns de ajuda à condução como o assistente de ângulo morto, de manutenção de faixa de rodagem, aviso de aproximação ou a travagem automática.

Ensaio Renault Clio equipamento de série

Descubra o Preço Justo KBB para o Renault Clio.

Por baixo do capot

A mais recente novidade é a variante mais potente do popular 1.5 a gasóleo da Renault, que se posiciona no topo da gama Diesel do Clio, acima do dCi de 90 cv disponível desde o início da carreira comercial deste Clio. Na comparação direta, sem surpresa, a mecânica de 110 cv está melhor nas acelerações (cumpre o 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, sendo 0,8 s mais rápido), nas recuperações e na velocidade máxima (194 km/h contra 184 km/h), mas perde nos consumos, com uma média homologada de 3,5 l/100 km (90 g/km de CO2). Ou seja, média real por nós apurada de 5,5 l/100 km, que significa mais 0,4 litros por 100 km do que o turbodiesel com menos 20 cv. O melhor é fazer bem as contas…

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar