VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Adamastor: um desportivo made in Portugal

Ainda em fase de desenvolvimento, o primeiro automóvel desportivo português já cumpriu a primeira etapa de testes dinâmicos, no circuito Vasco Sameiro.

Concebido para a pista, mas apto e em processo de homologação para a circulação em estrada, o português Adamastor, um automóvel desportivo que ainda responde pelo nome de código P003 RL (precisamente numa alusão direta à terceira geração do protótipo, mas também a essa mesma preocupação em construir um automóvel que pudesse também circular fora das pistas: RL como iniciais para o inglês Road Legal), foi desenvolvido pela Circleroad, empresa que atua na área do fabrico de componentes para automóveis.

Adamastor: carro desportivo português

"O Adamastor nasce de uma parceria entre empresários e investigadores portugueses, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e promoção da economia, talento e imagem de Portugal no mundo. É a prova de que é possível conceber automóveis de sonho sustentados na investigação, know-how e espírito empreendedor", explicam os sócios-fundadores da empresa, Ricardo Quintas e Nuno Faria.

O projeto data de 2012 e está, segundo os responsáveis da marca lusa, "construído de raiz para despertar o piloto que há em nós, tendo resultado num automóvel puro e que proporciona uma experiência de condução ímpar".

De facto, o bilugar tem uma imagem que cativa e desperta emoções. E é tudo o que ainda sabemos, pois além das imagens divulgadas dos testes em pista, quase nenhumas informações técnicas foram avançadas. Sabe-se, porém, que contará com um motor de combustão a gasolina, podendo em teoria o modelo receber mecânicas com diferentes configurações, e será produzido em série muito limitada, previsivelmente já a partir deste ano.

A carroçaria do protótipo será construída em material compósito, recorrendo a um chassis tubular, sendo depois altamente personalizável.

Adamastor: carro desportivo português pista

Segundo os responsáveis da marca, o desportivo luso pode ser "cocriado, na sua essência, pela marca e pelo cliente - tornando cada veículo único". É o objetivo da jovem marca que o cliente possa acompanhar a produção desde o primeiro dia, estabelecendo-se uma relação muito especial entre o automóvel e o seu proprietário. Terá pernas para andar?

Da Vinci GT, outro desportivo português, não vingou

Em 2007, outra empresa lusa aventurou-se na produção de um automóvel desportivo pensado, desenvolvido e fabricado em solo nacional, o Vinci GT, que prometia muito, através de uma elegante carroçaria, construída em materiais muito leves, como a fibra de carbono ou o magnésio, teto amovível e um potente V8 de 6.0 litros que rendia mais de 400 cavalos… O carro chegou a ser apresentado ao público na edição de 2007 do Circuito da Boavista. Mas os valores de comercialização esperados, entre os 200 e os 300 mil euros, terão assustado potenciais clientes; infelizmente, o Vinci GT não passou de protótipo…

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar