Se nos carros a combustão caso fiquemos sem combustível a tarefa torna-se um pouco complicada, imagina para um carro elétrico, em que irás ficar sem bateria.
Se no caso dos carros a combustão poderemos sempre ir um “pouco a pé” até a uma gasolineira próxima, com um jerrican ou na bomba de gasolina comprar um, já no caso de ficares sem bateria no teu automóvel elétrico, as coisas não funcionam dessa forma.
Primeiramente, deves tentar encostar à berma o mais rapidamente possível para tua segurança e segurança de todos os ocupantes, e condutores, ligando os quatro piscas.
Depois, deverás vestir o colete refletor que é obrigatório por lei. O passo seguinte é colocares o triângulo de pré-sinalização à distancia de 30 metros na retaguarda do veículo para ser visível a pelo menos 100 metros.
Caso estejas numa autoestrada ou via rápida, atenção à circulação fora do carro pois as velocidades, não parecem, mas são bastante elevadas.
Se tiveres mais ocupantes a circular contigo na viatura, se pretenderem ficar na mesma, devem estar todos com os cintos de segurança colocados até chegar a assistência em viagem. Se quiserem sair da viatura, deverão estar para lá dos separadores, o mais longe possível dos mesmos.
Nesta situação não haverá muito a fazer, deverás chamar o reboque.
Depois de teres seguido todos os anteriores passos e estarem em segurança, então sim deves contatar a tua seguradora ou assistência em viagem.
Deves dar as seguintes informações:
– Qual o km em que a viatura ficou imobilizada (mais ou menos)
– O sentido no qual te encontravas a circular, ex: sul para norte
– Marca, modelo e matricula da viatura
– Qual o tipo de avaria, neste caso, falta de carga na principal bateria do automóvel (elétrico)
Existe, no entanto, uma exceção para este teu caso, ou seja, a ACP (Automóvel Club de Portugal) que na sua assistência em viagem, poderá ter um meio que pode dar carga suficiente para que possas chegar a um ponto mais próximo de carregamento da tua viatura.
Sim.
Está escrito no Código da Estrada (CE) que esta falha de combustível ou de carga de bateria num automóvel elétrico, após a entrada na autoestrada, é da responsabilidade do condutor pois deveria ter precavido tal situação, estando previsto uma coima que pode ir dos 120 euros aos 600 euros.
Agora que já sabes como agir em caso de falta de bateria, vê e revê todos os procedimentos antes de saíres para uma volta na autoestrada ou férias em família, para que nada falhe.
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Fonte: RA
Equipa: Pisca News
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