VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Porque é que os carros elétricos têm um arranque tão rápido?

Por norma os automóveis elétricos têm velocidades máximas relativamente baixas, mas nos arranques quase ninguém os apanha. Descubra porquê.

Na lista de vantagens inerentes aos carros elétricos destacamos a agradabilidade da sua condução, desde logo porque se caracteriza por ser praticamente silenciosa, já que não incluem no seu mecanismo um sistema de escape que é sobejamente conhecido como um dos principais causadores de ruído nos convencionais motor de combustão interna, bem como algumas das peças que são também fonte de barulho. Depois porque, do ponto de vista dinâmico, os carros elétricos apresentam normalmente um centro de gravidade mais baixo do que a generalidade dos congéneres movidos por propulsores a gasolina ou a gasóleo, devido à colocação das baterias debaixo do piso e no centro do automóvel.

Mas não podemos esquecer também a ótima capacidade de aceleração e arranque. Quem já conduziu um carro elétrico, seja desportivo, utilitário ou mesmo citadino, sabe que aqueles "motorzinhos" têm “chispa”. Dizemo-lo no sentido figurado, obviamente, mas a verdade é que a capacidade de aceleração de um elétrico, sobretudo no arranque, é muito superior à da generalidade dos automóveis equipados com motores de combustão equivalentes.

Veja também: A evolução das baterias dos carros elétricos

Mesmo apesar de as velocidades máximas eletronicamente limitadas para "poupança" da carga nas baterias, os modelos com propulsores elétricos surpreendem pela capacidade quase instantânea de andar para a frente a "todo o vapor". Atenção: a adaptação nem é difícil, mas num primeiro contacto pede habituação para um melhor doseamento do acelerador. A autonomia agradece e evita inesperadas despesas com o bate-chapa…

Carros elétricos disponibilizam binário máximo desde o arranque

Enquanto os automóveis equipados com convencionais motores de combustão têm o seu binário máximo disponível a partir de um determinado número de rotações do motor, uma das caraterísticas intrínsecas dos motores elétricos é que oferecem o binário máximo desde as "zero" rotações. Ou seja, no instante de arranque. E é por isso que, assim que pisamos o pedal da direita, um automóvel elétrico responde logo com uma aceleração vigorosa, que depois se mantém progressiva e constante durante o evoluir das rotações dependendo o seu montante da quantidade de energia elétrica fornecida pela unidade de controlo de potência.

Assim não precisa de caixa de velocidades…

Precisamente! É exatamente esta a razão pela qual, em automóveis que utilizam unidades elétricas como sistema único de propulsão, por norma se dispensam os préstimos de uma embraiagem ou de uma caixa de velocidades. Nestas mecânicas, a ligação da unidade motriz ao diferencial do eixo a que está acoplado, é feita através de um conjunto de engrenagens simples, com ou sem redução, já que para executar a marcha atrás, o sentido da rotação do motor é simplesmente invertido.

Veja também: Os carros elétricos mais potentes (e rápidos) do mundo

Sim, os carros elétricos são rápidos. Mas, quão rápidos?

Muito! Vejam-se os números anunciados por Elon Musk para o Tesla Roadster, revelado no final do ano passado e com as primeiras entregas já calendarizadas para meados de 2020. Segundo Musk, o vindouro modelo descapotável da Tesla, equipado com um grupo propulsor composto por três motores elétricos (um acoplado às rodas dianteiras, os outros dois a levar tração às rodas posteriores), será o carro de produção em série mais rápido do mundo, detentor do recorde absoluto de aceleração, capaz de cumprir a tradicional medição de 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos. E, para estes números verdadeiramente estratosféricos, mais do que o débito incrível de potência (que aliás ainda não foi revelado), importará o fantástico valor de binário máximo de 10.000 Nm, todo à disposição, lá está, com um leve "cheirinho" de acelerador…

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar