VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Os carros elétricos mais potentes (e rápidos) do mundo

Escolher um carro elétrico é, para muitos, uma opção ecológica. No entanto, não faltam no mercado modelos para quem procura uma dose extra de adrenalina.

A necessidade de locomoção tem andado, ao longo dos anos, a par e passo com a ânsia pela velocidade. E, mesmo numa altura em que os caminhos parecem todos seguir em direção à condução autónoma, há quem jure a pés juntos que haverá sempre quem não abdique da emoção atrás do volante.

Certo é que a evolução dos automóveis elétricos coloca estes entre os mais rápidos, sobretudo no arranque, com toda a potência e binário disponíveis a partir do segundo zero - e se não é difícil mesmo a um pequeno citadino movido a eletricidade suplantar um superdesportivo alimentado a combustíveis fósseis quando um sinal passa a verde (ainda que por brevíssimos instantes...), imagine-se o que um elétrico ultracondimentado pode fazer - basta observar os modelos que correm a Fórmula E...

Veja também: Os carros híbridos mais potentes do mercado

Mas, a vontade de colocar a eletricidade a quebrar recordes de velocidade não é de agora: em 1899, La Jamais Contente, um modelo elétrico produzido na Bélgica, foi o primeiro automóvel de estrada a quebrar a marca dos 100 km/h! E a corrida pelo mais rápido prossegue até hoje, quase 120 anos depois. Eis alguns dos carros elétricos mais potentes e rápidos que pode (ou poderá em breve) encontrar no mercado.

Tesla Roadster

Carro elétrico mais potente e rápido Tesla Roadster

Velocidade máxima: mais de 400km/h

Aceleração 0-100 km/h: 1,9s

Eis o automóvel que reclama para si o título de "o carro mais rápido do mundo com recorde de aceleração, autonomia e desempenho". Apresentado em fins de 2017 e com comercialização agendada para 2020, a maioria dos números avançados pela empresa de Elon Musk não passam de estimativas. Ainda assim, é de manter debaixo de olho. De acordo com a Tesla, a nova geração do seu Roadster chega com quatro lugares e é alimentado por três motores elétricos: um a enviar energia às rodas dianteiras e dois a alimentar o eixo traseiro. A potência ainda se mantém no segredo dos deuses, mas o binário máximo de 10.000 Nm deixa adivinhar o que aí vem... Não há preços fechados, mas já são conhecidos os valores de reserva: 215 mil para a Série Founders, a edição especial limitada a mil unidades.

Aston Martin RapidE

Carro elétrico mais potente e rápido Aston Martin RapidE

Velocidade máxima: 250 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 3,0s

Quando uma marca tão icónica quanto a britânica Aston Martin anuncia um modelo elétrico, é impossível não prestar atenção. Sobretudo quando anuncia que o V12 do seu veloz Rapide S vai ser substituído por um conjunto propulsor elétrico que está a ser desenvolvido em colaboração com a equipa de F1 da Williams. O plano consiste em construir cerca de 150 unidades elétricas, com os primeiros veículos a chegarem ao mercado já em 2019. No entanto, este não será um elétrico qualquer, mas um exemplar ultraluxuoso, em que os acabamentos primorosos feitos à mão não renegam as suas origens. O preço também deverá ser campeão: mais de meio milhões de euros.

Veja também: Aston Martin lança superdesportivo elétrico

Vanda Dendrobium

Carro elétrico mais potente e rápido Vanda Dendrobium

Velocidade máxima: 320 km/h

Aceleração 0-100km/h: 2,7s

Apresentado ao mundo em Genebra em 2017, este é um carro para custar mais de um milhão de euros, por isso, mesmo que venha a produzir-se, será natural que não se encontrem muitos a rolar. O seu nome deve-se à abertura automática das portas, similar à da orquídea dendrobium, uma flor nativa de Singapura, sede da Vanda Electrics, que assina este projeto, tendo contado, tal como o Aston Martin RapidE, com a sabedoria e experiência dos engenheiros da Williams. Isso é facilmente testemunhado no conjunto propulsor elétrico, mas também no visual e na construção em fibra de carbono e alumínio. Para já, ainda só existe o concept (e reproduções à escala 1:18 à venda desde 205€), mas os planos para produzir uma dezena destes exemplares mantêm-se.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar