Depois da habitação, o automóvel é o segundo maior investimento para a esmagadora maioria das famílias portuguesas. Escolher um automóvel é, portanto, uma tarefa que exige alguma — para não dizer muita — ponderação.
É por isso que, desde 2012, assumimos na Razão Automóvel como um dos principais objetivos dos nossos conteúdos ajudar os portugueses a encontrar o seu próximo carro: informar, descomplicar e aconselhar.
É isso que vou tentar fazer nas próximas linhas, ajudá-lo a escolher o seu próximo carro, dando algumas dicas que podem ser úteis durante o processo de compra. Escolhi cinco automóveis diferentes, que vão servir de base para uma decisão mais ponderada. Mas vamos começar pelo início…
Primeiro conselho. Definir o propósito do carro e o orçamento. É a base de partida mais sólida. Manter-se fiel a esta definição de princípios é muito importante, porque a variedade de alternativas no mercado é tão vasta que é demasiado fácil perder o foco.
Segundo conselho. Tenha sempre em consideração aquela que será a regra da sua vida. Exemplo: vale mesmo a pena comprar um SUV de 7 lugares quando só utiliza essa configuração uma vez por ano? E aquele desportivo muito bonito, mas com uma suspensão demasiado rígida, será que encaixa no seu quotidiano em cidade?
Superadas estas questões é altura de entrar em Piscapisca.pt e usar os filtros disponíveis para reduzir as possibilidades de acordo com os critérios que definiu. Há mais de 50 mil opções disponíveis. E aqui, para mitigar o risco, escolha preferencialmente um carro com garantia.
Quando procuramos um automóvel cujo preço começa abaixo da barreira psicológica dos 5 mil euros é importante ter em consideração que será, provavelmente, uma viatura com alguns anos.
Encontrei este Fiat Punto 1.2 Free, de 2009 com 75 mil km. Um modelo com uma mecânica simples e comprovada, já equipado com os principais itens de conforto e segurança. É uma das muitas opções disponíveis em Piscapisca.pt.
Outras opções disponíveis em PiscaPisca.pt: Citroën C1, Honda Jazz, Toyota Yaris, Volkswagen Polo, Peugeot 208.
Na aquisição de um carro familiar, o espaço é dos critérios mais importantes (talvez o mais importante de todos). E os monovolumes, nesse particular, são imbatíveis.
No mercado de usados, mantendo como critério o espaço do habitáculo e uma idade nunca superior a sete anos surge, por exemplo, o Mercedes-Benz Classe B como opção. Mais uma vez, há várias unidades disponíveis em Piscapisca.pt.
Outras opções: BMW Série 2 Active Tourer, Renault Scénic e Dacia Lodgy.
É aqui que é mais fácil «perder a cabeça». A escolha de um carro desportivo é sobretudo emocional, mas convém manter alguma racionalidade na escolha. Mais uma vez, a questão da garantia e do número de quilómetros é um tema sensível.
Por menos de 35 mil euros, as opções disponíveis no mercado já são relativamente vastas. Mantendo algum sentido prático surge o Hyundai i30N e o Volkswagen Golf GTI. Esquecendo o lado prático… costa de andar de cabelos ao vento mas não quer uma fatura de combustível muito elevada? Então olhe para os Mazda MX-5.
Outras opções: Renault Mégane RS, Honda Civic Type-R, Audi TT.
Tem onde carregar, em casa ou no trabalho? Pondere seriamente um carro 100% elétrico. Acautelada a questão da garantia, os EV’s são baratos de utilizar e simples de manter.
Tenha em consideração o tipo de utilização que vai fazer e prepare a sua casa para a instalação de uma wallbox, só assim vai tirar o máximo partido dos custos da eletricidade doméstica.
É que no mercado de usados os elétricos são muito apetecíveis. Já sofreram a depreciação inicial (a mais elevada) e estão disponíveis muitas unidades com baixa quilometragem por valores que, em alguns casos, são mais de 35% inferiores aos modelos zero quilómetros. Veja por exemplo os Volkswagen ID.4 e filtre pelo preço mais baixo.
Outras opções: Volkswagen ID.3, Tesla Model 3, Nissan Leaf e Renault Zoe.
Este é o patamar mais aspiracional. Até pode acontecer o nosso carro de sonho ser um carro familiar — e está tudo bem com isso — mas refiro-me sobretudo a carros desportivos.
No topo da cadeia alimentar está o mítico Porsche 911, um modelo quase obrigatório na garagem de qualquer amante de desportivos. É um modelo com uma elevada procura, que mantêm com facilidade, ao longo dos anos, um valor residual elevado.
Tenha atenção ao histórico de manutenção e ao estado geral dos principais componentes. Clássico ou mais recente? Há muito por onde escolher no «PiscaPisca.pt».
Outras opções: BMW M3, Porsche 718 Boxster.
Guilherme Costa, co-fundador e diretor da Razão Automóvel