Página principal Notícias Dicas
Detetar problemas no motor - Pisca News

Detetar problemas no motor

Para além dos avisos luminosos no painel de instrumentos, existem outros sinais que merece atenção para evitar problemas no motor do carro

02-04-2024

Se não queres ficar parado à beira da estrada à espera do reboque, para de ignorar os avisos do teu carro e descobre o que podes fazer para evitar problemas no motor.

Nos carros, os indicadores luminosos no painel de instrumentos apresentam cores distintas, cada uma requerendo uma interpretação específica. As luzes laranjas indicam questões mecânicas sérias que necessitam de atenção imediata. No entanto, existem vários outros sinais que podem sugerir que o motor do veículo precisa de uma avaliação mais cuidadosa.

Sentidos apurados, problemas atrasados

Ruídos estranhos no arranque ou em andamento, o consumo excessivo de combustível, fumo negro de escape, perda significativa de potência do motor…. Estar atento aos sinais de alerta, pode evitar avarias que podem ser bem pesados na carteira.

Ruídos parasitas

Há muitos barulhos que o carro pode fazer, os chamados ruídos parasitas, que podem ser um indício de falha na construção ou na montagem, mas há muitos outros que podem não ser tão inofensivos.

Nos ruídos aparentemente inofensivos, embora menos irritantes, podem esconder-se avarias graves com reparações caras. No entanto, existem dois tipos de ruídos parasitas: os que são internos e que consistem em sons que se encontram no habitáculo do carro. Já os ruídos externos que consistem em sons provenientes do motor ou de problemas mecânicos.

Por exemplo, um ruído grave na zona do motor, pode ser um alerta de uma anomalia na bomba de água. Este componente tem a função fundamental de assegurar o fluxo apropriado do líquido refrigerante para proporcionar o arrefecimento do motor. Nigligenciar este sinal pode vir a pesar muito na carteira.

O cheiro não mente

Onde há fumo… podem haver problemas na mecânica. O que se deve ter em maior atenção, são as cores, que podem indicar diferentes anomalias. Um automóvel que emita muito fumo branco pelo escape e em que o líquido de refrigeração desapareça depressa pode indicar falhas na junta da cabeça do motor. Mas se o fumo for de tonalidade azul, pode ser um sinal de um problema semelhante, com o óleo, que provavelmente está a ser queimado no processo de combustão.

Aromas automotivos

Os cheiros fortes provenientes do motor ou do sistema de escape indicam falhas graves em algum dos componentes, sendo provável que existam fugas, como por exemplo, do líquido de arrefecimento, do óleo do motor ou mesmo a quebra de alguma peça do sistema de escape.

No chão da garagem

Se notares pequenas manchas no chão da garagem, sob o motor, podem ser sintomas de avaria. Todos os motores de combustão interna necessitam de óleo para lubrificação da mecânica. As fugas devem-se a avarias mais ou menos importantes que podem ter diferentes consequências, e quanto maiores forem as fugas, mais urgente é a ida à oficina.

Existem casos fáceis de resolver, como no caso de os parafusos de cárter. Se estiverem desapertados, o problema fica resolvido, em poucos minutos, nas mãos de qualquer mecânico. Mas se depois disso, ainda verter óleo do filtro, o mais certo será substituir o cárter.

Existem ainda outros casos que podem pesar mais na carteira. Caso os anéis vedantes de um eixo de transmissão ou do cartã não se encontrarem em condições, sobretudo em automóveis com mais idade, deve-se ponderar se vale a pena fazer a reparação.

Fica atento sinais que o teu carro te dá, mas também não percas o foco no Piscapisca.pt.

Fonte: Razão Automóvel

Equipa Pisca News

Quanto vale um carro novo ou usado?

Preço Novo / Usado Valor do meu carro
Produzido por Janela Digital
Ocurreu um erro ao enviar o seu formulário
O seu formulário foi enviado com sucesso