Um dos principais entraves, por enquanto, em relação às baterias dos carros elétricos, são as temperaturas extremas, quer esteja muito frio ou muito quente.
Estes dois pontos podem ser um “calcanhar de aquiles” agora para o verão, mas estamos aqui para te dar umas dicas.
Sempre que tenhas de usar o ar condicionado (A/C), deves primeiramente abrir as janelas para que o ar que está no seu interior, muito mais quente que o exterior, possa circular. Depois sim, deves ligar o A/C e se possível começar a circular com o carro.
Caso circules maioritariamente em cidade, e sempre que possível, andares com os vidros abertos acaba por economizar até 30% da bateria, dependendo também de modelo para modelo. Óbvio que ao invés da cidade, se tiveres de fazer autoestrada ou via rápida, andares com os vidros abertos poderá diminuir muito a autonomia, pois o atrito que é provocado por a deslocação do teu carro, faz com que o mesmo tenha de fazer muito mais força ao rolar, logo gasta mais, e é menos confortável.
Mesmo que esteja um calor abrasador, acaba sempre por estar menos quente do que se estivesse diretamente ao sol, e as baterias agradecem. O efeito que a temperatura tem sobre as baterias comuns dos carros elétricos, compostas por ions de lítio, aceleram a sua degradação caso estejam expostas a valores entre os 25° C e os 55° C. Este efeito tem a ver com a reação química que é ativada no seu interior.
Quando estiveres a carregar o teu veiculo elétrico, e caso esteja “aquele calor”, podes e deves aproveitar esse tempo para ligar o A/C. Isto porque, não só aproveitas a eletricidade que está a ser introduzida no veículo, como ao mesmo tempo o carro fica com o seu interior à temperatura que queres, sem estares a gastar autonomia das baterias.
Já sabes que o calor extremo é inimigo das baterias. O que acontece com os carregamentos ultrarrápidos e rápidos, é sinónimo de aumento do calor das mesmas por estarem a ser solicitadas para o mais rapidamente estarem na capacidade que idealizaste. Tenta sempre que possível fazer um carregamento mais lento (situação ideal para longevidade das baterias)
Caso tenhas de carregar o veículo porque as férias estão à porta e tens uma longa viagem para fazer, recomendamos que o faças durante a noite ou logo nas primeiras horas da manhã. Isto serve também para a deslocação que vais fazer, poupando não só na autonomia, porque deverá estar menos calor, logo, mais eficiência da bateria, como no trânsito que possas apanhar.
Agora que já sabes como melhorar a eficiência do teu elétrico no verão, procura já o teu próximo elétrico no PiscaPisca.pt!
Fonte: Galp
Equipa Pisca News
Lê também: “Abastecer ou carregar o carro, de que lado devo estacionar”