Muitas vezes, optamos por ir a pé ou apanhar um transporte público como forma de poupar combustível, tanto para reduzir gastos na nossa carteira, como para evitar a poluição causada pelo automóvel no meio ambiente.
Mas, nem sempre é possível optar por uma alternativa e, o carro, acaba por ser o meio de transporte mais conveniente e rápido para certos percursos. No entanto, mesmo quando te deslocas com o teu carro, é possível teres uma condução mais ecológica e económica pois, grande parte do gasto de combustível durante a condução é da responsabilidade do condutor.
Sabias que, com alguns truques e dicas simples durante a condução, podes poupar até cerca de 20% de combustível? Isto equivale a cerca de 740 euros se forem feitos 30 mil quilómetros por ano!
Este tipo de condução, muitas vezes referida como ecocondução, tem em consideração uma utilização mais eficiente do combustível, através da otimização dos componentes e tecnologias presentes num automóvel. Se os condutores praticarem uma ecocondução, vão reduzir as emissões poluentes e vão-se deslocar com recurso à menor quantidade de energia possível. Consequentemente, o desgaste mecânico no veiculo será reduzido, assim como o impacte ambiental. E, para além disso, será possível poupar combustível nas deslocações do dia a dia.
Com o apoio da Deco Proteste, deixamos-te aqui 4 truques e dicas para que possas conduzir da forma mais ecológica possível e poupar combustível sempre que utilizas o teu carro.
Deves conduzir utilizando a mudança mais alta possível, adequada ao percurso que estás a percorrer. Ou seja, quanto mais alta a mudança engatada, mais baixas serão as rotações, por isso menor será a necessidade de utilizar o acelerador, o que acaba por poupar bastante combustível durante a condução. Sempre que possível, deves manter a velocidade a que circulas e evitar travagens e acelerações bruscas. Um veículo consome mais energia a acelerar do que se a velocidade for mantida constante.
Quantos de nós já colocámos o carro em ponto morto em zonas de grandes descidas? Esta prática, embora comum, é um erro que deve ser evitado. Quando o carro está em ponto morto, ou seja, com a caixa das mudanças desengatada, o motor continua a consumir. A forma mais correta é travar com o motor, ou seja, utilizar uma mudança mais baixa. Ao retirar o pé do acelerador, a alimentação é cortada e assim não está a ser consumido nenhum combustível.
Quantas vezes, numa viagem, ficamos parados longos minutos nos sinais vermelhos ou em congestionamentos de trânsito? Sempre que isto acontecer, e souberes que vais ficar parado durante mais de 30 segundos, opta por desligar o motor do carro.
Quanto mais pesado estiver o automóvel, mais combustível é preciso para ele se mover. Por isso, se tens o hábito de andar com a casa às costas e guardar tudo no teu porta bagagens, está na altura de fazeres uma limpeza. Por exemplo, se levares uma carga de 100 quilos num veículo que pesa 1500 quilos, aumentarás o consumo entre 6 a 7%, em cidade. Para além disso, transportar bagageiras ou bicicletas no tejadilho também têm influência nos gastos de combustível. Estes objetos vão prejudicar a aerodinâmica do automóvel, podendo aumentar o consumo entre 5 a 8 por cento.
Podes ver estas e outras dicas para uma condução mais ecológica neste vídeo da Deco Proteste.
No entanto, se tiveres um carro elétrico, a tua condução já está a ser muito mais ecológica. Os motores elétricos atingem níveis de eficiência energética próximo dos 100%, comparativamente aos motores a combustão que conseguem apenas atingir uma eficiência de 35%.
Agora que já sabes a melhor forma de poupar combustível e ter uma condução mais ecológica, visita o Pisca Green e encontra o teu próximo carro elétrico para praticares uma condução ecológica!
Equipa Pisca News
Fonte: Deco Proteste