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Estacionamento em segunda fila? Fora do recorte? “Multa ao minuto” - Pisca News

Estacionamento em segunda fila? Fora do recorte? “Multa ao minuto”

Estacionamento em segunda fila e fora do recorte, vai passar haver “multa ao minuto” e sem recurso a agentes no terreno. O estacionamento

20-01-2025

Estacionamento em segunda fila e fora do recorte, vai passar haver “multa ao minuto” e sem recurso a agentes no terreno.

O estacionamento abusivo que costuma haver nos grandes centros urbanos, é um problema real, e que poderá vir a trazer um inconveniente que por vezes se pode tornar muito grave.

Por vezes, o ir apenas buscar pão à padaria, por exemplo, ou ir só a uma loja recolher uma encomenda, poderá ser uma situação muito grave a nível de impedimento de uma pessoa que queira sair numa urgência e não pode devido ao estacionamento em segunda fila ou fora de recorte. Imagina que existe uma urgência em que uma pessoa necessita de ir para o hospital e tem essa viatura em segunda fila a bloquear o teu carro, é extremamente grave este tipo de estacionamento. Ou que o autocarro em que as pessoas queiram chegar a horas a um determinado sítio, tenham uma viatura que impede o mesmo de circular.

É com este intuito que a Polícia Municipal do Porto decidiu, junto com a Autarquia, instalar câmaras de deteção de viaturas estacionadas abusivamente.

Estas viaturas irão ter colocadas câmaras nos tejadilhos das viaturas, que automaticamente irão identificar o local, a contraordenação (estacionamento) e matrícula, entrando diretamente no sistema da Polícia.

Com este sistema, a Polícia Municipal efetua desta forma uma maior gestão dos seus recursos humanos, retirando das ruas, de vários locais, os agentes que estariam destacados para o efeito, alocando-os a tarefas mais importantes. Com apenas uma viatura e com uma só passagem por o local, estes agentes conseguem identificar a contraordenação registando-a logo em sistema. Esta ação impede também, que o condutor, ao verificar a aproximação a pé dos agentes, retire o carro de imediato.

Os STCP (Sociedade Transportes Coletivos do Porto) também irão ter esta tecnologia nos seus autocarros com o intuito de autuar as viaturas estacionadas nas faixas de BUS e nas paragens de autocarro, sendo uma fiscalização apenas para a mobilidade de transportes públicos.

No ano de 2023, o Município do Porto emitiu cerca de 33 mil atos de contraordenação, tendo movimentado cerca de 15.515 viaturas rebocadas.

Será que mais municípios irão adotar este sistema?

Equipa Pisca News

Fonte: Porto.

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