Volante SIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Novo Ford Focus chega melhor do que nunca

Mais estilo, espaço e servido de tecnologias de condução avançadas. O novo Ford Focus acaba de chegar preparado para voltar a conquistar a Europa.

Para já nas versões de cinco portas e carrinha (SW) e mais tarde com as roupagens robustas da versão Active (nas fotos acima), o Focus entra na sua quarta geração decidido a investir em várias frentes, apresentando-se como uma solução familiar mas com a noção de que cada família terá diferentes necessidades. Para satisfazer diferentes desejos a marca norte-americana também aposta em pacotes de equipamento diferenciados, entre os quais se destacam a elegância do Titanium, a desportividade do ST-Line e o requinte do topo de gama Vignale. A vindoura versão Active, com um estilo exterior inspirado nos SUV, distingue-se por uma maior distância ao solo, pela inclusão de barras de tejadilho e pelas proteções adicionais.

Atlético por fora, luxuoso por dentro

Novo Ford Focus interior

Com uma silhueta desportiva que lhe confere uma boa aerodinâmica entre a sua classe (coeficiente de 0,27 Cx, no caso da berlina), por fora destaca-se o capot alongado que desagua numa grelha dianteira, mais larga e encaixada entre as óticas horizontais, assim como por uma traseira larga que lhe confere estabilidade — a colocação das luzes, tanto à frente como atrás, bem no canto do carro, ajuda à sensação. Os detalhes, porém, diferem de versão para versão: no Vignale, sobressaem os pormenores exteriores em alumínio; no ST-Line, o spoiler de maiores dimensões e as entradas de ar frontais; e no Active, as proteções inferiores à frente e atrás em prateado.

Quer saber mais sobre o novo Ford Focus? Descubra aqui.

No habitáculo, seja qual for o nível de equipamento, sublinha-se a escolha de linhas simples, ainda que bem vincadas, assim como de materiais expressivos, mesmo que suaves ao toque. Por todo o interior, é notório o salto qualitativo ao nível dos materiais, mas sobretudo no que à contrução diz respeito. O tablier, o qual é pontificado por um ecrã central tátil de 8'', apresenta-se simplificado e extremamente bem arrumado, havendo possibilidade de personalizar os acabamentos mediante o nível de equipamento selecionado: por exemplo, madeira de grão fino e couro premium no Vignale e fibra de carbono e costuras a vermelho no ST-Line.

Novo Ford Focus ST-Line

Em qualquer das versões, a sensação de espaço é reforçada pelo design das portas traseiras, que se alongam mais para a traseira para uma maior perceção de abertura ao exterior, como pela adoção de um teto panorâmico.

Familiar tecnológico

Assente numa nova plataforma, a C2, o novo Focus não só chega maior e com melhor habitabilidade para todos os ocupantes (além de oferecer uma mala com capacidade para 375 litros e de abertura "mãos livres"), como apto a acolher algumas das tecnologias mais recentes.

Novo Ford Focus carrinha

A começar pela segurança, amplificada por sistemas como o cruise control adaptativo com paragem e arranque automático em situações de tráfego intenso (quando associado a caixa automática), reconhecimento de sinais e manutenção da viatura no centro da faixa de rodagem, reconhecimento da velocidade limite e ajuste automático da mesma, o sistema de iluminação adaptativo à frente ou o assistente de estacionamento capaz de fazer tudo pelo condutor.

Todos estes assistentes fazem parte do Ford Co-Pilot 360, sistema que se apoia nas informações recolhidas por três radares, duas câmaras e 12 sensores ultrassónicos. Valências que fizeram com que o familiar compacto obtivesse as cinco estrelas Euro NCAP, com 85% na segurança dos ocupandes adultos, 87% na das crianças, 72% na dos traseuntes e 75% nos dispositivos auxiliares.

Conheça as ofertas de lançamento do novo Ford Focus.

No campo da conectividade, o Focus pode passar a incluir a tecnologia de modem integrado FordPass Connect, transformado-se num hotspot que admite a ligação de até dez dispositivos móveis.

Diversão ao volante

Com a estreia de três modos de condução selecionáveis — Normal, Sport e Eco —, que permitem ao condutor individualizar as respostas do acelerador, da transmissão e da direção, o novo Focus promete uma experiência de condução divertida. Mais ainda quando assente na sofisticada arquitetura da suspensão traseira independente, agora com sistema de Controlo Contínuo do Amortecimento (CCD), que monitoriza, a cada 2 milissegundos, as reações da suspensão, carroçaria, direção e travões, ajustando a resposta do amortecimento para obter a dinâmica mais suave possível. Nota: se equipado com o sistema CCD, os modos de condução passam a incluir o Comfort e o Eco-Comfort.

Novo Ford Focus modos condução

Mas os momentos de prazer aos comandos também passam pelas motorizações selecionadas para integrarem a gama e que pautam por um bom dinamismo, garantindo um excelente nível de eficiência. O Focus é comercializado com dois motores a gasolina - o 1.0 EcoBoost, nas derivações de 100 e de 125 cv, e o 1.5 EcoBoost com 150 cv - e dois Diesel: os TDCi EcoBlue 1.5 com 120 cv e 2.0 com 150 cv.

Os preços arrancam nos 21.820€ para a gasolina e nos 21.981€ para os veículos a gasóleo.

Este artigo foi escrito em parceria com a Ford Portugal.

Advertisement

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar