Volante SIC
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Novo Audi Q8: grande em tudo

O Audi Q8 acaba de chegar ao mercado nacional e combina dimensões generosas a uma elegância ímpar, oferecendo agilidade e muita tecnologia.

Com 4986 mm de comprimento, 1955 mm de largura e 1705 mm de altura, o Audi Q8 não é um automóvel para passar despercebido. Mas o tamanho não serve apenas para marcar presença. Por dentro, tirando partido de uma distância entre eixos de quase três metros, oferece quotas de habitabilidade invejáveis. Na mala, que tem fecho elétrico de série (abertura sem mãos e alarme volumétrico chegam entre os opcionais), há espaço para entre 605 e 1755 litros.

No entanto, não obstante as suas enormes dimensões, o Audi Q8 não apresenta uma imagem "abrutalhada", combinando na perfeição as linhas delicadas de um coupé de luxo de quatro portas e a robustez de um SUV. À frente, impõe-se uma enorme grelha Singleframe em desenho octogonal, que será a nova face da família Q, enquanto o olhar é marcado por faróis em LED (HD Matrix LED, como opção). A imponência da traseira é sublinhada por uma faixa de luz sobre uma superfície preta que liga as unidades de iluminação. Os traços de coupé são testemunhados pelo tejadilho elegantemente inclinado, a terminar nos pilares D e assentando sobre as cavas das rodas, cujas jantes podem ter até 22 polegadas.

Por dentro, dois grandes monitores de 10,1'', em cima, e de 8,6'', em baixo, permitem a gestão de todos os sistemas, conferindo ao tablier um estilo sóbrio e clássico. Já o tradicional painel de instrumentação é substituído, como vem sendo comum na marca dos quatro anéis, pelo Audi Virtual Cockpit, que é incluído de série - a versão Plus está entre os extras, onde cabe ainda um Head-up display que projeta informações importantes no para-brisas, incluindo orientações detalhadas para navegação.

Veja também: Os 6 SUV mais exclusivos do mercado

No conforto a bordo, destaque para os bancos desportivos S e para os assentos de contorno individual, também disponíveis com função de ventilação e massagem. A personalização chega com uma ampla escolha de materiais, como couro Valcona e eucalipto. Há ainda um pacote de iluminação ambiente opcional, para efeitos de iluminação personalizada no interior, e um de qualidade do ar, com ionizador e fragrância.

Um "ás" da tecnologia

Estando no topo do portefólio Q do emblema da Audi, o Q8 não poderia chegar sem que almejasse a ser uma referência tecnológica entre os seus pares. De série, chega com sistema de infoentretenimento MMI de navegação Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o padrão LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi, com sistema de navegação com função de autoaprendizagem e planeamento de rotas online HERE. Há ainda soluções opcionais, como o Audi phone box e Audi smartphone interface.

De sublinhar que muitas funções do Audi connect, que adicionam soluções preditivas ao processo de planeamento de rotas, permite que haja partilha de informações com outros veículos da frota Audi.

Na assistência ao condutor, há quatro pacotes distintos, incluindo o cruise control adaptativo, o assistente de eficiência, o assistente de cruzamento, o aviso de mudança de faixa de rodagem, o curb warning (aviso de proximidade ao passeio) e, a partir de 2019, o garage pilot remoto. Para tal, o veículo dispõe de um conjunto abrangente de sensores: scanner a laser, radar de longo alcance e quatro radares de médio alcance, câmara frontal, câmaras de 360 graus, câmara de visão noturna e 12 sensores ultrassom. Este conjunto é usado por um controlador central que faz a gestão de todos os sistemas de assistência.

Mas, como veículo premium que é, não faltam recursos entre a longa lista de extras: chave Audi connect, que permite ao condutor fechar/abrir o veículo e ligar o motor usando um smartphone Android compatível, ou sistema Bang & Olufsen Advanced com som 3D são apenas alguns dos "mimos".

Potente e eficiente

Recorrendo à tecnologia mild-hybrid, assente num sistema elétrico primário de 48 V, numa bateria de iões de lítio e num alternador de arranque com correia, o Q8 pode circular com o motor a combustão desligado e o sistema start&stop entra em funcionamento logo aos 22 km/h. "Detalhes" que permitiram reduzir os consumos em até 0,7 l/100 km.

Procura um SUV? Descubra quanto custa cada um dos modelos disponíveis no mercado.

Para já, está disponível a versão Q8 50 TDI com motor 3,0 litros Diesel com 286 cv e binário máximo de 600 Nm, que permitem que este "monstro" de mais de 2,2 toneladas acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,3 segundos; a velocidade máxima está estipulada em 245 km/h.

A transmissão é assumida por uma automática Tiptronic de oito velocidades e o Q8 chega com sistema permanente Quattro. De série, o carro inclui vetorização do binário e direção progressiva, suspensão com controlo de amortecimento e controlo de descidas íngremes. Nos opcionais, eixo traseiro autodirecional (a baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, aumentando a agilidade; a velocidades altas, viram na mesma direção, potenciando a estabilidade) e duas versões de suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado que permite uma distância ao solo de até 254 mm.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB
;