Página principal Notícias Dicas
O meu pneu rebentou, e agora? - Pisca News

O meu pneu rebentou, e agora?

É importante saberes como agir no caso de estares a conduzir e o teu pneu rebentou. Fica a conhecer as nossas dicas.

08-02-2024

É importante saberes como agir no caso de estares a conduzir e o teu pneu rebentar. Existem muitas razões para acontecer tal coisa, e neste artigo ficas a saber o que podes fazer e como é que deves agir.

Um pneu que rebentou é um susto que ninguém está à espera, que apesar de não ser comum, pode acontecer e traz riscos associados.

Primeiro, deves perceber o que é que causou esta situação, se foi o desgaste do pneu, a degradação excessiva, ou o mau estado do pneu.

Existem outros fatores que podem ocorrer para que o pneu rebente, como por exemplo excesso de carga no veículo ou excesso de velocidade, a pressão do ar no pneu ser inadequada, o calor, ou então passar num buraco que esteja na estrada.

 

Como é que sei se um pneu rebentou?

No caso de estares a conduzir e aperceberes-te que um dos teus pneus rebentou, deves ter os conhecimentos certos para conseguires agir da melhor forma para permaneceres no controlo do carro e garantires a tua segurança.

Quando esta situação acontece, vais ouvir e sentir como se fosse uma pancada, vais sentir uma espécie de vibração que acontece na suspensão da tua viatura e por isso sentirás na direção também.

Para saberes identificar se foi um dos pneus dianteiros ou na parte de trás do carro:

  • Nos pneus dianteiros, sentes que o carro está a ter a tendência para virar para o lado onde está o pneu rebentado;
  • No caso de ser um dos pneus de trás, vais sentir a traseira a deslizar para o lado onde está o pneu rebentado.

 

E agora, como é que deves agir?

Acima de tudo, é muito importante que mantenhas a calma neste processo.

O primeiro passo que deves fazer é ligar os quatro piscas, luzes de emergência, para que os outros carros também possam perceber que algo está a acontecer com a tua viatura. Não deves fazer movimentos bruscos enquanto estás ao volante e não traves de forma brusca. A melhor forma para conseguires abrandar a tua viatura é utilizares a caixa de velocidades para estabilizares o carro e tentar mantê-lo numa linha reta.

Quando sentires que estás a conseguir controlar a tua viatura, dirige-te para a berma da estrada e coloca o triângulo com alguma distância, de forma a sinalizares.

Quando terminares este passo, verifica se tens o pneu suplente, e efetua a troca do mesmo no caso de teres. Se não souberes trocar um pneu, podes encontrar aqui um artigo onde te ensinamos a trocares o pneu de forma simples. No caso de não teres o pneu, deves ligar para a Assistência de Viagens.

Agora que já te sentes mais à vontade no caso de teres um pneu rebentado, visita já o PiscaPisca.pt e vê a incrível seleção de carros que tens ao teu alcance.

 

 

Fontes: Razão Automóvel e ACP

Equipa Pisca News

Quanto vale um carro novo ou usado?

Preço Novo / Usado Valor do meu carro
Produzido por Janela Digital
Ocurreu um erro ao enviar o seu formulário
O seu formulário foi enviado com sucesso