Portagens, classe 1 ou 2, a qual pertence o meu veículo?
Já te deves ter questionado em que classe de veículos poderá estar inserido o teu carro sempre que passas nas portagens, e é uma questão muito comum.
Com o crescente aumento de vendas de carros SUV e crossovers, a dúvida começa a ser pertinente pois as suas características físicas saltam à vista. No entanto nem tudo o que parece é, e existem exceções.
A classe mais usual no nosso país é a classe 1 a qual acaba por tornar a classe na mais confusa. Nesta classe estão inseridos os motociclos, os veículos ligeiros de passageiros e os mistos, desde que a altura medida à vertical do primeiro eixo seja inferior aos 1,10 metros.
Existem algumas exceções que acabam por complicar esta regra (Tarifa especial classe 1), nomeadamente, alguns veículos de classe 2, mas que pertencem à classe 1. Estas exceções apenas se aplicam a quem tenha Via Verde de pagamento automático, e que cumpram os seguintes requisitos:
– Peso bruto superior a 2300 Kg e igual ou inferior a 3500 Kg;
– Lotação igual ou superior a 5 lugares;
– Sem tração integral permanente ou inserível;
– Altura medida à vertical do primeiro eixo igual ou superior 1,10 metros e inferior a 1,30 metros;
– Para modelos que a matrícula seja posterior à publicação do Decreto-Lei, estes têm ainda de cumprir a norma EURO 6.
– Peso bruto igual ou inferior a 2300 Kg;
– Altura medida à vertical do eixo do veículo, igual ou superior a 1,10 metros e inferior a 1,30 metros.
– Ausência de tração integral permanente ou inserível;
– Cumprimento da norma EURO 6.
Encontram-se inseridas na Classe 2 todos os veículos de dois eixos e com uma altura, também medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 metros.
Estas Classes basicamente são atribuídas aos veículos pesados de mercadorias e alguns pesados de passageiros.
Para a Classe 3, são apresentados os seguintes requisitos, veículos de com três eixos e uma altura medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 metros.
Na Classe 4, está destinada para os veículos de quatro ou mais eixos, e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 metros.
Existe uma Classe 5?
Sim, existe e está apenas disponível para os motociclos que utilizem a Via Verde nas portagens. Esta Classe é semelhante à “Tarifa Especial Classe1” e para pagamentos automáticos, tendo um desconto de 30% em cada passagem, exceção na Ponte Vasco da Gama.
Caso continues com dúvidas deixamos-te aqui o simulador Via Verde para poderes descobrir qual a classe do teu automóvel.
Agora que já sabes qual a Classe do teu carro, e se estás a pensar mudar, vai já a PiscaPisca.pt.
Fonte: Razão Automóvel
Equipa Pisca News
Lê também: “Já conheces as novas regras…”