Página principal Notícias Dicas
Posso reduzir a pegada ambiental através da minha condução? - Pisca News

Posso reduzir a pegada ambiental através da minha condução?

Achas que é impossível reduzir a pegada ambiental através de um carro a combustão? Na verdade, há várias formas de o fazer. Descobre aqui.

15-03-2024

A pegada ambiental, também conhecida por pegada ecológica, não é nada mais, nada menos, do que o impacto que as pessoas e as empresas têm no meio ambiente. Este impacto pode ser positivo ou negativo, influenciando diretamente a sustentabilidade do nosso planeta.

Se conduzes um veículo a combustão, é provável que te preocupes com o impacto negativo que tem para o meio ambiente. E, também é normal que penses que não há nenhuma forma de reduzir a tua pegada ambiental utilizando um carro a combustão, que a cada utilização, está a emitir gases com efeito de estufa para a atmosfera.

Mas, o Pisca News traz-te boas notícias! Se ainda não consegues trocar o teu carro a combustão por um veículo hibrido ou elétrico, existem várias dicas que podes adotar na condução do teu carro para reduzir e minimizar a pegada ambiental.

3 dicas para reduzir a pegada ambiental através da condução

1) Conduzir sempre com a mudança mais elevada

Quanto mais constante for a velocidade a que circulas, melhor. Para poupar o meio ambiente, mas também o combustível do teu carro, o segredo é evitar acelerações e travagens bruscas, e conduzir a uma velocidade constante, sempre com a mudança mais elevada engatada, pois isso significa rotações mais baixas do motor. Para além disso, sempre que possível, deves travar utilizando o motor, ou seja, reduzindo a mudança da caixa de velocidades para evitar teres que pisar no travão.

2) Ponto morto? Jamé!

Conduzir em ponto morto numa descida ou em situações de engarrafamento, quem nunca… No entanto, apesar de muitas vezes se pensar que conduzir em ponto morto é uma forma de poupar combustível, a verdade é completamente o oposto.

Se numa descida o carro for engatado na mudança adequada, e levantares o pé do acelerador, o valor do consumo instantâneo vai ser zero. No entanto, se fizeres o mesmo, mas em ponto morto, vai continuar a ser preciso combustível para manter o carro em andamento. Para além disso, se o carro estiver numa descida em ponto morto, ganha mais velocidade, o que implica uma maior utilização do travão. Se a mudança estiver engatada, o motor vai ajudar a reduzir a força de inércia, o que poupa combustível e também o meio ambiente.

3) Soluções de mobilidade partilhada

O car sharing é uma solução que ainda pouco existe em Portugal, mas que é uma boa opção para diminuir a poluição automóvel, e assim reduzir a pegada ambiental. Durante os dias de semana, a maioria das pessoas tem uma rotina de casa-trabalho, por isso, porque não partilhar boleias entre colegas de trabalho? Esta é uma forma que ajuda a reduzir a pegada ambiental, mas também os gastos em combustível, ao final do mês.

Agora que já sabes todos os truques e dicas para reduzir a tua pegada ambiental através da condução, só te falta encontrar o teu próximo carro em PiscaPisca.pt!

Fonte: CGD

 

Equipa Pisca News

Quanto vale um carro novo ou usado?

Preço Novo / Usado Valor do meu carro
Produzido por Janela Digital
Ocurreu um erro ao enviar o seu formulário
O seu formulário foi enviado com sucesso