Após meio século a realizar-se em Berlim, e praticamente 70 anos em Frankfurt, o salão automóvel alemão mais importante e conhecido realizou-se este ano, 2023, na cidade de Munique. Nesta edição de 2023, que decorreu de 5 a 10 de setembro, o IAA Mobility (nome oficial do Salão Automóvel de Munique), debruçou-se mais sobre a mobilidade “verde” do que, propriamente, sobre o automóvel no geral.
Guilherme Costa, fundador da Razão Automóvel, e Nelson Pitacas, jornalista do Observador, ambos parceiros oficiais do PiscaPisca.pt, estiveram presentes neste evento e contam-nos as principais novidades apresentadas no Salão de Munique 2023.
Este ano, a principal aposta das marcas presentes foram a apresentação de soluções de mobilidade, assim como de serviços, financiamento e componentes, especialmente de software, como pontos de diferenciação dos veículos.
No Salão de Munique estiveram presentes 38 países diferentes, distribuídos por 750 expositores, apresentando mais de 300 novidades do setor automóvel.
A China está a trilhar o seu caminho no mercado automóvel europeu, e o Salão de Munique foi prova disso. Desde as marcas mais conhecidas como a BYD, a MG e a Xpeng, com ainda algumas novidades e novas apresentações, como a Seres, a Leap Motors e a Forthing. Estas marcas continuam a inovar e a adaptar o seu design e qualidade, respondendo de forma mais rápida e eficaz aos desafios do mercado e às necessidades dos consumidores. Agora, resta esperar para ver qual será a reação e adesão dos consumidores junto destas marcas de outro continente.
Se achávamos que já tínhamos visto tudo, o Salão de Munique conseguiu surpreender e, para além das já conhecidas soluções de micromobilidade elétrica, como bicicletas e trotinetes, foram apresentadas novas soluções como mini-autocarros elétricos e autónomos, e até mesmo aeronaves elétricas e autónomas! Será que estamos preparados para nos deslocar neste tipo de veículos?
O automóvel já não é apenas um meio de transporte para nos deslocarmos do ponto A ao ponto B. Cada vez mais, o automóvel tem de proporcionar entretenimento, permitir estar conectado e online, e inovar a experiência de condução. Por isso, cada vez mais os gigantes tecnológicos estão a entrar na indústria automóvel. E o Salão de Munique foi a prova disso, sendo o expositor da Samsung, um dos maiores deste evento.
Se antes, a posse de um carro era um feito imperativo na vida de qualquer pessoa, hoje em dia as coisas estão bem diferentes. Estamos a assistir a uma transição de “posse” para “uso”, sendo a procura por subscrição de carros cada vez mais elevada. E, esta transição é algo que vários serviços financeiros têm estado atentos de forma disponibilizar um maior leque de financiamento aos consumidores. Foi o caso do banco Francês, Crédit Agricole, que se pretende tornar líder pan-europeu no financiamento, aluguer e mobilidade automóvel. Foi no Salão de Munique que apresentou a sua estratégia na oferta de financiamento e serviços para alcançar a liderança em termos de mobilidade “verde”, a qual passa por uma oferta de leasing através da Leasys, pela aquisição de 100% do CA Auto Bank e da subsidiária Drivalia e ainda pela aquisição de 65% do capital da Hiflow, líder em serviços de entrega de veículos a clientes, de forma personalizada.
Consulta todas as novidades apresentadas no Salão Automóvel de Munique 2023 no vídeo da Razão Automóvel ou neste artigo do Observador.
Equipa Pisca News