Volante SIC
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Suzuki mostra renovado Vitara

Quatro anos volvidos sobre a estreia, no Salão de Paris de 2014, a quarta geração do Suzuki Vitara acaba de receber uma atualização de meio de ciclo.

Prestes a completar 30 anos de existência, o rejuvenescido Vitara pretende dar continuidade a uma história de incrível sucesso e palmarés invejável, com mais de 2,8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Com uma imagem levemente retocada e novos conteúdos, o modelo da Suzuki, com lançamento comercial previsto para o último trimestre ano, ganhou trunfos para se assumir como a mais forte alternativa aos mais bem-sucedidos crossovers do momento. Alvo preferencial: Nissan Qashqai, pois claro, para muitos ainda a referência da categoria que inventou, em 2007, quando foi lançado, sem concorrência.

Mas, sendo automóvel mais baixo e estreito que a média da classe, este Vitara IV até está mais preparado para apontar baterias a produtos mais acessíveis e de mais pequeno porte nesta categoria, como o Renault Captur, o mais recente Fiat 500X ou o Nissan Juke.

O que traz de novo o Suzuki Vitara?

Novo Suzuki Vitara interior

Com os mesmos 4,1 metros em comprimento e mantendo uns bons 2,5 metros na distância entre eixos, o crossover da Suzuki, que paga classe 1 nas portagens nacionais, joga dois trunfos fortíssimos: uma gama muito diversificada, com versões de duas e quatro rodas motrizes, e motores novos, mais competitivos.

Vai trocar de carro? Veja aqui quanto vale o seu usado.

As mecânicas a gasolina Boosterjet passam a figurar de forma destacada na gama de

motorizações do Vitara-2019, com oferta que incluirá duas versões de 1,0 e 1,4 litros, ambas com turbo, a debitar 111 e 140 cv, respetivamente. O motor menos potente é um moderno 3 cilindros que foi introduzido no Swift no final do ano passado; o segundo, uma unidade de 4 cilindros com 140 cv que já equipava o Vitara, em substituição do bloco atmosférico de 1.6 litros já fora de forma.

Ambos podem ser combinados com o sistema de tração às quatro rodas AllGrip, disponível em opção, com quatro modos de condução: Auto, para repartição autónoma de tração pelos dois eixos consoante as condições de aderência; Sport, que otimiza a resposta do acelerador e aviva a entrega do motor; e ainda, Neve e Lock, com bloqueio do diferencial central para otimização das credenciais TT.

Novo Vitara com imagem aprumada

Exterior novo Suzuki Vitara

O SUV japonês exibe renovações no design da dianteira, em especial da grelha frontal, que surge redesenhada, e do para-choques, igualmente retocado, e ainda faróis traseiros remodelados, a que se acrescentam duas cores para a pintura da carroçaria. De resto, não há muito mais que mude na imagem exterior que a Suzuki quis aproximar ao estilo sólido que sempre caracterizou o Vitara, não se vislumbrando grandes rasgos de inspiração.

Descubra quanto custam as várias versões do Suzuki Vitara.

Já no interior, mudanças mais fáceis de detetar à primeira vista. A Suzuki redesenhou totalmente o painel de instrumentos, que passa a dispor de um ecrã de informações colorido na instrumentação, e melhorou bastante a qualidade dos diversos materiais do habitáculo, que continua a ter na correta ergonomia e na ótima qualidade de montagem os principais cartões de visita.

O fabricante japonês refere-se, ainda, à introdução de novas tecnologias de apoio à condução, de que se destacam novidades como o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem (com correção automática da trajetória), sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito ou sistema de monitorização do ângulo morto.

A Suzuki ainda não confirmou data exata para o lançamento, nem gama de preços.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB