A Tesla, como todos sabemos, é a marca mais falada de quando se trata de carros elétricos.
Com o Model Y, em 2023, a Tesla bateu mais um record, ao ser o carro mais vendido na Europa nos primeiros seis meses do ano. Nunca um carro 100% elétrico tinha liderado as tabelas de venda no final de um semestre junto do mercado europeu, isto depois de também ter sido o modelo mais vendido no mundo no primeiro trimestre de 2023.
Após ter “namorado” este modelo durante alguns meses, e ter visto uns quantos vídeos e reviews, chegou o dia de o ir buscar à Tesla Portugal, na zona do Carregado.
Na primeira impressão, todo ele transpira tecnologia, desde a entrada no carro que pode ser feita via telemóvel ou de uma forma mais “normal”, através de um cartão, neste caso idêntico a um multibanco, nada de chaves convencionais.
Sinceramente, nem sequer sabia por onde começar. Tanta coisa para descobrir e de tanto que já tinha pesquisado, agora estava ali à minha frente.
A começar por o habitáculo, o que me chamou mais atenção foi claramente o grande ecrã central onde tudo acontece. Com 15’’ polegadas este ecrã é o cérebro de tudo o que são funções básicas que um carro pode ter.
Apesar de ter sido concebido para que não tenhas que te preocupar com quase nada, pois a maior parte das funções são automáticas (configuráveis), podes sempre fazer alterações neste ecrã central.
Desde a velocidade do limpa vidros, ao ar condicionado (A/C), faróis de nevoeiro, cruise controle adaptativo, Autopilot, abertura da mala traseira e do capot, por exemplo, tudo está ali à mão de um toque no ecrã.
Outra das particularidades que me chamou à atenção, foi a luz natural que este modelo nos oferece. O espantoso e enorme teto panorâmico é simplesmente delicioso, cobrindo praticamente o teto do carro desde o inicio até aos bancos traseiros, fazendo o prolongamento para a mala traseira.
Já em modo “D” (Drive), nota-se a robustez das quase duas toneladas que o modelo aufere. A segurança que senti logo no primeiro contacto foi incrível. Travagem muito responsiva, agregada à regeneração do motor elétrico.
Ao colocar o pé no acelerador no modo “normal” acaba por nos transportar via intergaláctica como se de um portal do tempo se tratasse, pois, o arranque é tão potente que fiquei numa outra galáxia (e esta é apenas a versão base!).
Com 6,9 s 0-100 km/h e uma velocidade máx. de 217 km/h, este é sem dúvida um super familiar.
Pois é, este Tesla Model Y é tão “High Tech” que ainda hoje encontro coisas novas que não são apenas mais um “gadget” para vender como extra.
O Model Y tem:
– Jogos na consola central para miúdos e graúdos;
– Karaoke;
– Um modo “canino”, caso tenhas de deixar o teu melhor amigo de companhia no carro, ele monitoriza a temperatura interior do carro para que ele tenha uma temperatura agradável;
– Cinema (Netflix, Youtube e mais aplicações);
– Um modo de campismo, onde fica visível uma lareira para que naqueles dias mais frios a temperatura acolhedora torne toda a envolvência do habitáculo numa sala de estar lá de casa;
– Carregadores de telemóveis sem fios (para telemóveis que suportem essa tecnologia);
– Ar condicionado automático e que pode ser programado caso o interior da viatura, em dias mais quentes, atinga os 30° C, 35° C ou 40° C graus fazendo baixar estes valores para que chegues ao carro e esteja à temperatura ideal;
– Uma App onde podes controlar diversas funções do teu Tesla, tais como: a temperatura que queres ter quando chegares ao carro, abrir ou fechar o carro, enviares uma rota que queiras fazer ficando gravado e assim que entrares basta carregares no acelerador, abrir o capot ou mala traseira, ligar ou desligar o modo de segurança (câmaras ativas em todo o carro), etc;
– Espaço para transporte de bagagens ou mercadoria que pode chegar aos 2158 litros;
– Bancos traseiros ajustáveis de forma semiautomática;
– Um “show” de luzes, música e interação com a bagageira e com os vidros, digno de um filme dos “transformers”;
– Tem…..tudo este Tesla Model Y.
O Tesla Model Y tem tudo para ser um carro super familiar, tendo também algumas lacunas, mas que existe em qualquer outro modelo. Podemos falar do preço? Sim. É um dos aspetos menos bons deste Model Y, mas em geral nos elétricos, todos eles são bem dispendiosos.
Elétricos e muito mais, é no portal dos portais, o PiscaPisca.pt, onde encontras um ecossistema dedicado à mobilidade elétrica:
Equipa Pisca News
Lê também: “Tesla Cybertruck já em Portugal”