VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Viver à grande, com um carro pequeno

A segurança é um dos fatores mais importantes a ter em conta na escolha de um carro pequeno. Aconselhe-se com a KBB!

As principais razões para comprar um carro pequeno são, muitas vezes, o preço e economia de combustível, mas existem muitas outras, como a facilidade de estacionamento ou a sua facilidade de utilização no dia a dia. Se já decidiu fazer a escolha mais racional e comprar um dos vários modelos citadinos disponíveis no mercado, esta lista vai ajudá-lo:

Economia de combustível com um carro pequeno

A subida ou descida dos preços de combustível em Portugal é uma daquelas coisas na vida que nunca vamos conseguir prever, por isso mais vale jogar pelo seguro e apostar num carro mais eficiente.

Potência

Quando pensa em poupança de combustível, deve pensar em potência. Ou falta dela, já que a maioria dos carros que anunciam consumos na ordem dos 5 l/100 km vêm equipados com motores modestos. São perfeitos a poupar combustível e a fazer as suas voltas na cidade, mas se está a pensar fazer autoestrada, é melhor ponderar outro tipo de veículo mais potente.

Os motores a gasóleo disponibilizam mais binário, economia e autonomia, mas também são mais caros e têm manutenções mais altas, por isso se não vai fazer muitos quilómetros, se calhar não são a melhor opção.

Os veículos híbridos e elétricos são uma boa opção, já que oferecem o melhor de dois mundos: poupança e aceleração. O ponto menos positivo é o preço que, mesmo com incentivos fiscais, é mais alto do que o dos carros convencionais. Os 100% elétricos são ótimos para quem faz vida de cidade ou percorre pequenas distâncias no seu dia-a-dia, uma vez que a sua autonomia costuma rondar os 160 quilómetros com uma só carga.

Escolha de transmissão

Apesar da grande maioria dos carros pequenos em Portugal virem equipados com caixas manuais de 5 velocidades, existem alguns que podem ser equipados com transmissão automática que, apesar de ser mais confortável no para-arranca da cidade, acaba por ser menos eficiente na poupança de combustível. Se está indeciso entre os dois, nada como marcar um test-drive e decidir se prefere abdicar do conforto da caixa automática ou da poupança da caixa manual.

Conforto interior

Um dos problemas dos carros compactos é que são tão pequenos por fora como por dentro. Muitos anunciam ter capacidade para 5 pessoas, mas a verdade é que nem sempre isso é assim. Se for solteiro, casado ou tiver crianças, a maioria dos carros pequenos deve responder às suas necessidades, apesar de existirem outras opções no mercado dos pequenos SUV que também pode e deve considerar, como o Peugeot 2008, o Honda HR-V ou o Hyundai i20 Active. Estes modelos oferecem mais espaço interior do que os tradicionais sedan ou utilitários, além de uma posição de condução mais elevada, melhor visibilidade e uma maior capacidade de carga.

Segurança de um carro pequeno

Outro ponto importante na altura de escolher o seu carro compacto é a segurança. Quanto maior for o carro, mais massa terá à sua volta e mais seguro ficará. Apesar da maioria dos carros pequenos serem mais seguros do que nunca, a verdade é que, neste caso, o tamanho e o peso do carro importam.

Além do tamanho, existem outras características importantes para a sua segurança, como câmara traseira, alertas de ângulo morto e de tráfego cruzado, cruise control adaptativo ou aviso de saída de faixa. Apesar da maioria destas funcionalidades fazerem parte do equipamento base dos veículos maiores, nos compactos vão surgir como opcionais, influenciando o preço final do carro.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar