Volante SIC
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Volkswagen Golf GTI TCR chega com 290 cv

Motor 2.0 TSI com mais 45 cv, pintura, para-choques, jantes e interiores exclusivos avisam: este Golf GTI não é brinquedo!

Apresentado ainda na forma de protótipo no tradicional encontro de Wörthersee, certame dedicado aos entusiastas das versões mais desportivas do Golf e dos automóveis da Volkswagen, que se realiza anualmente naquela localidade austríaca, o novo GTI TCR celebra a participação bem-sucedida da VW no TCR (agora WTCR em fusão com o WTCC), e é nada menos a versão homologada para estrada do carro de competição.

Sob o capot desta nova declinação do icónico desportivo alemão, que tem a ambição de reclamar o estatuto de referência absoluta entre os supercarros de tração dianteira, estará o mais recente desenvolvimento do bloco 2.0 TSI, com potência aumentada para 290 cv — mais 45 cv que no GTI convencional e só 15 cv a menos que o radical Clubsport S.

Há mais potente, mas este é o mais veloz

Com motor de 310 cv, o Clubsport S é detentor do título do GTI mais potente de sempre, mas nenhum é tão veloz quanto o novo TCR, que é automóvel produzido aproveitando os ensinamentos das pistas e com recursos técnicos de exceção.

Equipado com a eficiente transmissão automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades, de tração dianteira e com bloqueio de diferencial, o Golf GTI TCR acelera de 0-100 km/h em aproximadamente 6 segundos, para uma velocidade máxima declarada de 250 km/h (ou 265 km/h, optando-se pela versão sem limitador eletrónico, que suplanta em 3 km/h a velocidade de ponta do Clubsport S).

Imagem que não engana

O Golf GTI TCR tem pintura bicolor exclusiva (tendo por base as cores Pure Grey, Pure White e Tornado Red, que se conjugam com tejadilho a negro), novos para choques específicos com entradas de ar e difusor mais ostensivos, spoiler no portão traseiro, jantes negras de 18'' e sistema de escape exclusivo.

No interior, os bancos desportivos apresentam uma variação do padrão axadrezado tradicional do Golf GTI normal, mas aqui também em reforçada dose de exuberância. O conjunto é impactante e, mesmo parado, o compacto alemão respira competição por todos os poros. Depois, os proprietários do Golf GTI TCR poderão adquirir acrescentar uma pitada de drama ao conjunto, adquirindo o veículo com jantes de maiores dimensões e pneus para pista, sistema de travagem de alta performance com discos perfurados e pinças especiais, amortecedores adaptativos e escape de titânio da Akrapovic, além do motor sem o referido limitador de velocidade.

O novo desportivo da VW já está em produção e chegará aos mercados ainda no final deste ano. Os preços ainda não são conhecidos.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB