VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Volkswagen revela novo Touareg

De design aprimorado, com mais tecnologia e a pensar no prazer de condução, mas sem descurar o conforto. O novo Touareg já está à venda no mercado luso.

Depois de quase um milhão de unidades vendidas em todo o mundo, o SUV grande da casa de Wolfsburgo, desenvolvido em parceria com a Porsche e lançado inicialmente em 2002, chega à terceira geração com mudanças significativas ainda que nada mude no essencial: continua a afirmar-se como um exercício sóbrio de estilo, procurando um lugar entre os SUV premium, tirando proveito de "sistemas inovadores de assistência, conforto e segurança", mas também da "elevada qualidade de construção e de materiais".

Novo Volkswagen Touareg lateral

Face à geração precedente, o Touareg está mais largo e comprido, ainda que mais leve (menos 106 kg), fruto de uma construção mista em alumínio (48%) e aços de elevada tecnologia (52%). As novas dimensões refletem-se na postura, mais imponente, mas sobretudo nas cotas do espaço interior, com uma distância entre eixos de 2,904 metros. Além de uma habitabilidade mais desafogada para os ocupantes, a marca garantiu um aumento significativo da capacidade da mala, de 697 para 810 litros, com o banco traseiro na posição normal (há ainda possibilidade de acrescentar espaço à bagageira, que se abre e fecha sem mãos, deslizando os bancos ou rebantendo-os, na proporção de 40:20:40).

Procura um SUV? Descubra todos os modelos disponíveis em Portugal e quanto custa cada um deles.

Esteticamente, o caráter dominante reconhece-se por uma dianteira mais agressiva, com a grelha vertical a fundir-se com os faróis, através de frisos cromados que se estendem para fora, desde o logótipo arrumado ao meio até aos vidros dos faróis. Atrás, destaca-se uma vincada linha de cintura e largos farolins, além de um spoiler do tejadilho, em preto brilhante, e grandes ponteiras de escape cromadas.

Novo Volkswagen Touareg interior

Por dentro, a atenção dirige-se imediatamente para a estreia do Innovision Cockpit, em que o painel digital de instrumentos digitais, de 12'', funde-se com o sistema de infoentretenimento Discover Premium, assente num ecrã de 15'', criando a ilusão de se tratar de uma unidade digital única. De referir que todo o sistema está direcionado para o condutor, tendo sido trabalhado para ser personalizável e extremamente intuitivo, além de o ambiente poder ser alterado mediante a opção de iluminação entre 30 cores distintas.

Condução assistida

O novo Touareg apresenta-se como o Volkswagen com a maior gama de sistemas de assistência e conforto. Entre as várias tecnologias disponíveis, de série ou entre os opcionais, Night Vision, que através de uma câmara com imagem térmica deteta pessoas e animais em zonas escuras; Roadwork Lane Assist, que admite uma direção semiautomatizada, com manutenção na faixa de rodagem, aceleração e travagem até 60 km/h; direção ativa às quatro rodas (apenas disponíveis em combinação com a suspensão pneumática); novas barras estabilizadoras controladas eletromecanicamente e controlo interativo dos faróis baseado numa câmara e nas luzes dos máximos, designado por IQ.Light - LED matrix headlights.

A segurança dos passageiros pode ser melhorada com o sistema de proteção proativa, disponível entre os opcionais, que intervém quando o automóvel se encontra numa situação crítica. Para detetar o nível de gravidade, o sistema utiliza as informações de vários procedimentos de assistência do automóvel e dos respetivos sensores. E, ao detetar um perigo, desencadeia, em função da situação, várias medidas de segurança: os cintos dianteiros são tensionados, as portas são trancadas e as janelas e o teto de abrir panorâmico são fechados. Se ocorrer risco de colisão traseira, os piscas de emergência são ativados com uma intermitência elevada.

Novo Volkswagen Touareg espaço bagageira

Quanto custa um Volkswagen Touareg novo ou em segunda mão? Descubra aqui.

No capítulo do conforto a bordo, há um Head-up Display novo, que é projetado no para-brisas, e um banco ergoComfort, com regulação de 18 vias que permite adaptar a posição à estatura de quem segue aos comandos. O banco pode ser ajustado em profundidade, altura e inclinação, de série. Mas pode ainda oferecer mais, mediante compras extra: regulação elétrica do apoio de pernas, ajustamento pneumático do banco e dos apoios laterais, com apoio lombar pneumático, aquecimento e função de massagem, com oito programas.

Motores e preços

O Touareg é proposto no mercado luso com duas motorizações Diesel V6 de 3,0 litros, nas declinações de 231 e 286 cv, sempre com tração permanente 4Motion e caixa automática de oito velocidades. O primeiro, dotado de um binário máximo de 500 Nm, disponível por uma ampla faixa de rotação, entre as 1.750 e as 3.000 rpm, acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 218 km/h. O consumo médio anunciado é de 6,6 l/100km/h, com emissões de CO2 de 173 g/km. Já o bloco mais potente dispõe de um torque de 600 Nm (2.250 - 3.250 rpm), cumprindo a distância 0-100km em 6,1 segundo e reclamando uma velocidade máxima de 235 km/h. Ainda que mais potente e rápido, as cifras estimadas para consumo e emissões são as mesmas do motor de 231 cv.

Novo Volkswagen Touareg R-line

A gama para Portugal inclui os níveis Elegance, Elegance Plus e R-Line. Os primeiros dois estão disponíveis com o 3.0 TDI V6 231 cv, desde 83.900€ e 86.420€, respetivamente, enquanto o Touareg de 286 cv será comercializado com equipamento Elegance Plus (a partir de 90.748€) e R-Line (desde 93.508€).

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar