Assente sobre a plataforma MEB (dedicada a modelos elétricos), passam a ser quatro os modelos de carros da marca de Wolfsburgo, que, ao longo dos anos, vêm a ser todos dedicados exclusivamente à eletrificação.
Depois do exemplo do ID.3, estreado em 2020, seguiu-se à sua frente o ID.4 em 2021. Para este ano, a Volkswagen lança o seu novo SUV-Coupé, o ID.5 juntamente com o já apresentado ID.Buzz. Em 2023 será a vez do ID.7 como berlina da marca.
Apesar da altura ser a mesma que o ID.4, os atributos e vantagens do novo Volkswagen ID.5, a nível de espaço interior, são amplos em todas as direções, mesmo com uma linha de tejadilho bastante arqueada. Também a bagageira é idêntica ao dos carros ID.4, com 549 l contra os 543 l do seu irmão mais novo.
Com uma autonomia até 536 Km sem necessidade de carregamento, é uma distância aceitável para os valores que são pedidos por um elétrico, dependendo depois da capacidade da bateria que vem instalada no veículo. Neste caso, as três versões disponíveis em Portugal para este modelo, recorrem a baterias de 77 KWh o que permite atingir os tais 536 km de autonomia. Esta já é considerada uma autonomia da bateria de grande capacidade, que permite realizar várias viagens sem preocupações para o condutor.
Quanto aos modelos do motor elétrico, existem várias opções:
A acrescentar a isto tudo, junto vem uma versão atualizada de software da Vw (3.1), de modo a permitir carregar o ID.5 mais depressa com uma potência máxima disponível até 135 kW (em corrente continua). Em corrente alternada, esta passa para 11 kW.
A venda do ID.5 arranca com a versão “Pro”, com um valor inicial de 51 532 euros, passando para o modelo intermédio “Pro Performance” de 53 179 euros, finalizando com o topo de gama “GTX” para um valor de 61 057 euros.
No caso das empresas, sendo o IVA dedutível, o ID.Pro têm preços base de 41 831 € + IVA. Já o ID.5 Pro Performance começa nos 43 169 + IVA.
Se procuras antes um carro usado, podes encontrar os modelos anteriores da Volkswagen em PiscaPisca.pt.
Acompanha-nos para mais novidades nas nossas redes socias Instagram e Facebook.
Vê o artigo completo do primeiro contacto com o modelo em Razão Automóvel.
Redação de texto por Marco Janeiro
Edição de texto por Mariana Marques