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Aprenda a ler as inscrições que aparecem nos pneus

As inscrições nas paredes dos pneus são um B.I. que revela as suas propriedades e características. Saiba o que significam.

Os veículos novos vêm equipados de fábrica com pneus de marcas conhecidas, que, se por vezes não são do último modelo, são em regra perfeitamente adequados. Porém, quando se torna necessário substituí-los (por desgaste, furo, etc.), é conveniente saber o que significa aquele conjunto de números e letras inscritos na parede do pneu.

Não invente nem poupe nos pneus

Primeiro ponto prévio: as medidas dos pneus aconselhados são as que constam no Documento Único do veículo. Segundo ponto prévio: não poupe neste capítulo, escolha pneus de fabricantes reconhecidos - são estes que dispõem das tecnologias para produzir os produtos mais seguros e com melhores performances. Um pneu, apesar do seu visual, é um produto de fabrico extremamente complexo e sofisticado e é o único ponto do veículo em contacto com o solo. Terceiro ponto prévio: desde 2012, os pneus novos têm uma etiqueta (como a de alguns eletrodomésticos) que os classifica pelos seguintes parâmetros: Fuel Efficiency (eficiência energética, com base na resistência ao rolamento) de A (o mais poupado em consumos) a G (o mais gastador); Safety (segurança, com base nas distâncias de travagem em piso molhado) de A (melhor) a G (pior); Noise (ruído externo de rolamento) de uma onda (ruído fraco) a 3 ondas (mais ruidoso).

Inscrições nas paredes do pneu

Exemplo - 225/55 R 17 97 W

O primeiro número é a largura do pneu em milímetros (225 mm, no exemplo); o segundo, a série ou a relação em percentagem entre a largura e altura da parede (55% da largura no caso); “R” significa radial; o valor a seguir é o diâmetro exterior da jante em polegadas (17’’); o número seguinte é o índice de carga (varia de acordo com o veículo e o tipo - um SUV tem um índice de carga superior ao de uma berlina equivalente; a última letra é o índice de velocidade (W, até 270 km/h). É proibido utilizar um índice de velocidade inferior ao índice dos pneus originais do veículo, ou inferior àquele estabelecido pelo fabricante. Em contrapartida, é possível utilizar um índice de velocidade superior.

Outras inscrições nos pneus

Informação sobre o fabrico (permite saber quando e onde o pneu foi fabricado): DOT - Department of Transportation (EUA); BP - código do fabricante; M2 - código da dimensão; P711 - código opcional; 4015 - semana (40) e ano de fabrico (2015) do pneu (importante para reconhecer se o pneu foi fabricado há muito ou pouco tempo).

Os pneus de Inverno ou de todo-terreno ainda têm outras inscrições: M+S (Mud + Snow – Lama + Neve) ou 3PMSF (Three Peak Mountain Snow Flake) - um pictograma constituído por 3 picos e um floco de neve que indica que o pneu está preparado para condições extremas de neve.

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