Página principal Notícias Dicas
Renting: 5 mitos antes de comprares carro em 2024 - Pisca News

Renting: 5 mitos antes de comprares carro em 2024

Uma das soluções que mais tem crescido no ramo automóvel é o Renting. Descobre os 5 mitos mais comuns sobre esta solução de mobilidade.

27-12-2023

Este é uma solução de mobilidade para quem quer ter carro novo sem se preocupar com alguns fatores. No entanto, está associado a alguns mitos, e nós desvendamos 5 desses mitos sobre comprar carro em sistema de Renting para estares prevenido quando fores adquirir um carro em 2024.

Recuando alguns anos, todos nós queríamos ter um carro em nosso nome, mas este processo era um pouco dispendioso. Para teres carro terias de ter o valor total do carro que gostarias de ter ou em alternativa terias de fazer um crédito. No mínimo, terias de ficar a pagar durante 60 meses, isto para que ficasses com uma prestação que não te impugnasse o resto do orçamento mensal.

Os produtos financeiros e a exigências dos consumidores levou a que houvesse uma mudança de paradigma nas instituições financeiras. Uma das soluções que mais tem crescido no ramo automóvel é o Renting.

Havendo alguns mitos à sua volta, o mesmo, também têm vantagens e depende, em última analise, daquilo que queres para ti e das tuas necessidades.

Renting: 5 mitos que deves saber

1) Perco dinheiro com o Renting

Não é verdade, mas sim um mito sobre esta modalidade de adquirir um automóvel. No renting, e em comparação com o crédito dito normal, o valor que dás quando compras um carro e, caso o queiras vender logo de seguida por variados motivos, a perda ou a desvalorização do teu carro é muito acentuada, ao contrário do renting.

Outro benefício do Renting, prende-se com o facto da maior parte destes soluções, terem incluído o seguro, a manutenção, o IUC, inspeções, trocas de pneus, etc. Ou seja, tudo isto incluído na renda mensal, logo, não tens qualquer preocupação em nenhum destes campos. Outra vantagem, é o fim de contrato, em que podes optar por ficar com a viatura, simplesmente entregá-la ou trocar por outro modelo. Por teres estes benefícios já inseridos na tua renda mensal, já estás a poupar.

2) Valor de entrada inicial ou de final de contrato

A maior parte destas empresas, não prevê este tipo de valores, nem no inicio de contrato nem no final do mesmo. Existe sim, um valor que pode ser pago no final do contrato devido aos quilómetros que foram contratados, e ou, não foram feitos.

Por exemplo:

Se foram contratados trinta mil quilómetros para 18 meses, caso não os tenhas feito, a empresa devolve-te o valor dos quilómetros que não chegaste a fazer. Por outro lado, caso ultrapasses esse valor contratado de quilómetros, tens de pagar a diferença.

3) Comprar carro é mais barato que optar por Renting

Não é assim tão linear. Ao comprares um carro, tens de contar não só com a renda mensal da tua viatura, como num futuro próximo, deverás fazer contas à manutenção do mesmo. O valor do seguro, o valor das inspeções, do IUC são outros dos custos que obrigatoriamente vais ter com o teu novo carro.

Se juntares todos estes valores, o valor mensal ou anual que terás de pagar por todos estes elementos vai “derrapar”, quase de certeza, em comparação com o valor fixo que vais pagar com a modalidade de Renting.

4) Apenas as empresas e os empresários em nome individual podem aderir ao Renting

Falso. Qualquer pessoa pode optar por esta solução de mobilidade para aquirir um automóvel.

Inicialmente, o renting apareceu com o intuito de equipar frotas de empresas, não ficando com este encargo para sempre ou em seu nome, mas já evoluiu para satisfazer a necessidade de clientes particulares.

5) Não posso suspender o meu contrato de Renting

O receio mais comum neste opção de mobilidade é ter um imprevisto e não conseguir continuar a cumprir o contrato até ao fim. Mas, está errado assumir que não podes suspender o teu contrato de Renting se as tuas condições e necessidades pessoais se alterarem.

Com durações de dois a cinco anos, a maior parte das empresas de rentig tem essa flexibilidade de ouvir os clientes. Claro que, e conforme o contrato que assinares, poderás suspender o contrato mediante uma penalização, que tem a ver com os custos de gestão que estas empresas têm de pagar e que deverão estar espelhadas no contrato assinado por ti.

 

Se andas às voltas para comprar carro, seja através de Renting, crédito ou a pronto pagamento, o PiscaPisca.pt é o teu site para qualquer destas opções.

Equipa Pisca News

Fonte: Motor24

 

Lê também: “Seguro automóvel: tudo o que precisas saber”

Quanto vale um carro novo ou usado?

Preço Novo / Usado Valor do meu carro
Produzido por Janela Digital
Ocurreu um erro ao enviar o seu formulário
O seu formulário foi enviado com sucesso