Página principal Notícias Dicas
Renting ou Leasing: escolhe a melhor opção para ti - Pisca News

Renting ou Leasing: escolhe a melhor opção para ti

Descobre qual é a melhor opção para ti, o renting ou o leasing, e sabe quais são as vantagens e as desvantagens de cada uma.

28-12-2023

No nosso dia a dia, podemos perceber que o automóvel é o meio de transporte que os portugueses preferem e mais usam no seu quotidiano, apesar de terem sido feitas melhorias nos transportes públicos para que a população comece a fazer a troca de meios de transporte.

Segundo os dados disponibilizados pelo Eurostat em 2018, na Europa, o nosso país é o segundo onde os habitantes dão preferência ao uso dos carros no seu dia a dia.

Mas, adquirir um carro pode não ser a primeira opção, já que muitos portugueses não querem ter ao seu encargo um crédito ou ter as despesas que vêm com a manutenção do automóvel.

Por isso, o Renting e o Leasing são duas alternativas para quem tem um orçamento mais apertado ou não quer ter despesas acrescidas.

Através de um estudo realizado pela Deloitte, estas alternativas são o futuro já que contribuem para que haja cada vez mais uma economia verde e ser mais sustentável em termos ambientais.

Aqui podes descobrir quais são as diferenças entre o Renting e o Leasing, quais são as vantagens e as desvantagens para que possas escolher a melhor opção para as tuas necessidades diárias.

Leasing

O Leasing permite obter um carro, novo ou usado, através de uma instituição financeira ou de uma empresa, onde irás pagar uma mensalidade fixa mensal durante o período estipulado no contrato. Quando acaba o período de pagamento, haverá a possibilidade de comprares o carro caso pretendas, e terás de pagar o restante valor do carro.

Podes acabar o contrato a qualquer momento, mas terás de pagar uma comissão pela quebra de contrato.

Principais vantagens do Leasing

  • Prestações mais baixas do que se estivesse com um crédito automóvel;
  • Há benefícios fiscais para as empresas que optem por esta opção;
  • Existe a flexibilidade para negociar o valor se comprar um carro novo;
  • Isento do imposto de selo quando se abre o processo (valor dos juros é distribuído pelas prestações).

 

Principais desvantagens do Leasing

  • Por ser necessário adquirir um seguro contra danos próprios, o seguro sai mais caro
  • O cliente fica encarregado de pagar o Imposto Único de Circulação (IUC)
  • O cliente fica responsável pelos serviços de manutenção da viatura
  • Se o cliente quiser adquirir o carro no final do contrato, terá de pagar o valor residual que for estipulado no contrato.

 

Renting

Quando o cliente assina o contrato, fica estipulado que todos os serviços necessários para a viatura ficam incluídos no valor da mensalidade estipulada. Os serviços podem ser, troca de pneus, IUC, o seguro automóvel, as inspeções obrigatórias e se tiver algum problema em viagem, terá acesso à assistência e ao apoio ao cliente.

Resumindo, a empresa que forneceu o serviço fica encarregue de tudo o que envolve a viatura, e o cliente paga a mensalidade para utilizar o carro.

Nesta modalidade, o cliente também tem a possibilidade de comprar o carro e faz o acerto do valor residual. No renting, os contratos podem ir até aos 5 anos.

Esta opção traz benefícios fiscais para as empresas, permitindo que possam ajustar as frotas conforme as suas necessidades.

 

Principais vantagens do Renting

  • As mensalidades incluem os serviços
  • Os preços são mais competitivos
  • É mais cómodo e não tens preocupações
  • Consegues gerir com maior facilidade as tuas despesas

 

Principais desvantagens do Renting

  • O cliente não pode usufruir os direitos de propriedade do automóvel enquanto estiver sobre o efeito do contrato,
  • São estabelecidos limites de utilização no contrato, físicos e temporais, e se o cliente ultrapassá-los, poderá ter de pagar mais.

Se quebrares o contrato, terás de pagar uma penalização que pode variar de valor.

 

Qual será a melhor opção para ti?

Como podes perceber, as necessidades dependem de pessoa para pessoa, e por isso não existe uma resposta universal.

Para conseguires tomar a melhor decisão para ti entre escolher entre o renting ou o leasing, faz uma pesquisa sobre as ofertas das diferentes empresas e perceberes qual é a opção que vai ser mais agradável para ti e a mais vantajosa.

 

Enquanto fazes a tua pesquisa e decides a melhor opção para ti, visita o PiscaPisca.pt e deixa-te inspirar pelo teu carro de sonho!

 

Equipa Pisca News

 

Fonte: Doutor Finanças 

 

Quanto vale um carro novo ou usado?

Preço Novo / Usado Valor do meu carro
Produzido por Janela Digital
Ocurreu um erro ao enviar o seu formulário
O seu formulário foi enviado com sucesso