Página principal Notícias Dicas
Seguro automóvel: Tudo que precisas de saber - Pisca News

Seguro automóvel: Tudo que precisas de saber

Quando pensas em adquirir um automóvel, tens de ter em conta, no teu orçamento, também o melhor seguro para o teu “bolso”

19-12-2023

Quando pensas em adquirir um automóvel, tens de ter em conta, no teu orçamento, também o melhor seguro para o teu “bolso”. O que precisas de saber?

O seguro automóvel é obrigatório, e tem algumas tipologias, sendo o seguro mais básico, o de responsabilidade civil, que é o mínimo para teres carro ou moto e poderes circular nas estradas.

Teres um seguro automóvel mesmo que seja o mínimo, de responsabilidade civil, poderá livrar-te de muitos problemas. A ausência de um seguro automóvel para o teu veiculo, pode incorrer numa coima prevista nas leis de trânsito, sendo aplicada uma contraordenação grave, que poderá ascender ao valor de dois mil e quinhentos euros. Mais, está previsto a subtração de 2 pontos na carta de condução e inibição temporária de condução.

Caso haja um acidente em que o teu carro esteja envolvido, terás de indemnizar todas as vitimas e danos causados por esse acidente por os teus próprios meios.

Tipologias de seguro automóvel

Responsabilidade Civil

Seguro automóvel obrigatório que cobre apenas os danos materiais e físicos causados a terceiros e que não abrange o condutor.

Danos próprios

Seguro de danos próprios, é o que tem uma cobertura mais abrangente, e que pode ser o mais dispendioso, mas por outro lado, nada te vai faltar caso tenhas um acidente.

Está praticamente tudo incluído neste seguro. Para além da responsabilidade civil, também incluí danos causados por acidentes na via pública, como, colisão, choque e capotamento. Outras coberturas como quebra isolada de vidros, incêndio, queda de raios ou explosão, desastres naturais, atos de vandalismo também podem fazer parte deste seguro.

Temporário

Seguro temporário, é um seguro muito especifico e serve para períodos de tempo muito curtos, de dias, ou meses (poucos meses). Em principio é o mais caro de todas estas opções, isto porque não é tão usual a sua contratação e por a maior parte dos pedidos ser solicitada via proprietários de carros clássicos ou condutores que tenham de utilizar a viatura por muito pouco tempo.

Uma outra situação, onde apenas algumas seguradoras o fazem, é o seguro em nome de outra pessoa, ou seja, como o próprio nome diz, seguro automóvel, que abrange apenas o automóvel. Mas atenção, este seguro em caso de furto do veículo, não contempla o condutor, ficando toda a responsabilidade para o proprietário do carro.

O PiscaPisca recomenda que seja sempre feito em nome do condutor habitual e proprietário do veiculo automóvel.

Documentos necessários para contratar um seguro

Atualmente a via digital, web page da seguradora, torna o processo muito simples e rápido. Para tal, basta a tua carta de condução e os dados do veículo e em poucos minutos tens o teu seguro ativo.

Modos de pagamento

Muitas seguradoras facilitam neste campo, ou seja, podes pagar o teu prémio de seguro, anual, semestral, ou mensal, sendo também o valor ajustado a cada modalidade.

 

Agora que já sabes o tipo de seguro automóvel mais adequado para ti, pesquisa já no PiscaPisca.pt o teu novo carro e conduz sempre com a máxima proteção!

Fonte: Controlauto

Equipa Pisca News

Lê também: “Tive um acidente e não tenho…”

Quanto vale um carro novo ou usado?

Preço Novo / Usado Valor do meu carro
Produzido por Janela Digital
Ocurreu um erro ao enviar o seu formulário
O seu formulário foi enviado com sucesso