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Ensaiámos o Volvo XC60 mais requintado e equipado de sempre

A 2.ª geração do SUV mais vendido da Volvo chega decalcada do "irmão maior" XC90.

A 2.ª geração do Volvo XC60 chegou a Portugal com tudo para manter (ou até aumentar) o sucesso da primeira geração no ativo desde 2008, continuando a fazer vida difícil aos adversários, sobretudo os premium alemães Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC.

Opinião Geral KBB

O XC60, que é o modelo mais vendido da Volvo, surge agora mais requintado e equipado que nunca. E mais espaçoso, fruto da adotação da mesma base da gama XC90, a excelente plataforma Scalable Product Architecture (SPA). A carroçaria do XC60 está 55 mm mais baixa (1,658 m) e a altura ao solo diminuiu de 230 para 216 mm; no trem dianteiro há uma nova suspensão de braços triangulares duplos, enquanto atrás a aposta recai sobre uma estrutura "multilink". Tudo somado resulta numa ainda melhor combinação entre condução dinâmica e conforto.

Volvo XC60 branco

Vai gostar deste carro se...

Se a segurança está em primeiro lugar. A juntar ao muito recheado pacote de equipamentos, que integra o sistema City Safety, a Volvo não poupa na segurança, oferecendo outros instrumentos, como a leitura de sinais de trânsito, apoio à manutenção na faixa de rodagem e limitador de velocidade.

Pode não gostar deste carro se…

Pensa fazer o próximo Dakar com ele. Dinamicamente, o XC60 mais do que satisfaz. Mas, como a generalidade dos concorrentes, não foi pensado para acelerar fora de estrada. Ainda assim, os 216 mm de altura ao solo e o sistema de tração integral desenvolvido pela BorgWarner admitem incursões seguras por terrenos não asfaltados.

Volvo XC60 painel de instrumentos

Novidades

O emblema sueco é sinónimo de segurança e no novo XC60 há, naturalmente, mais inovações nesse capítulo. Entre as novidades destaque para a assistência à direção no City Safety, que ajuda o condutor a executar uma manobra evasiva numa situação de emergência, sempre que o condutor se cruza com um veículo, ciclista ou um peão... e os travões já não são suficientes para evitar o pior. Outra estreia é o Oncoming Lane Mitigation, sistema que ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário, redirecionando o veículo à sua faixa de rodagem sem intervenção do condutor. O sistema funciona entre os 60 e 140 km/h e requer uma linha de marcação do piso visível.

Condução

Volvo XC60 exterior

Mais equipado e ainda melhor de guiar. Se a segurança ativa foi reforçada, também a dinâmica do XC60 progrediu com a adoção de uma plataforma que admite estilos de condução quase desportivos e muito seguros. A nova base é ultracompetente, altamente eficaz no controlo otimizado dos movimentos da carroçaria em curva, o que beneficia não só a estabilidade e a precisão, como promove a agilidade num modelo que não é nada pequeno. Na afinação das ligações ao solo, a Volvo apostou num tipo de amortecimento que filtra muito bem as irregularidades do piso e garante níveis excecionais de conforto a bordo, para o qual contribui ainda o bom isolamento do habitáculo.

Características favoritas

Volvo Pilot Assist

Disponível como opção, este sistema da Volvo oferece a possibilidade de condução semiautónoma, até à velocidade limite de 130 km/h.

Volvo XC60 consola central

Sensus

A Volvo operou um aperfeiçoamento gráfico do "interface" do sistema Sensus (compatível com Apple CarPlay, Android Auto e Connected Service Booking) com vista à melhoria da funcionalidade; a nova imagem do ecrã tátil de 12,3'' será também utilizada no próximo XC90.

Interior

Volvo XC60 interior

No habitáculo do XC60 há muitas heranças do XC90, com destaque para o design aprimorado da consola e do tablier, dominada pelo ecrã tátil central (Sensus, de 12,3'') que controla todas as funções de bordo (nesta espécie de tablet é possível selecionar os diversos modos de condução: ECO, Comfort, Off Road e Dynamic). A imagem requintada sai reforçada pela adoção de ótimos bancos forrados a pele (de série) com ajustes elétricos em várias zonas (lombar, nos apoios laterais e com almofada extensível para pernas). Na habitabilidade, nota mais para o espaço amplo em todas as direções, mas o grande túnel central no piso não facilita a vida da pessoa que viaja ao meio no banco posterior. Ou seja, ótimas condições de conforto para quatro ocupantes. Já a mala cresceu dez litros, para uns desafogados 500 litros.

Exterior

Maior e mais largo do que o carro que substitui, o novo XC60 também tem uma imagem mais musculada, notando-se na sua estética a já referida influência do XC90. E, quanto a nós, sempre para melhor. É bem mais impactante à vista este novo SUV, com a assinatura luminosa bem definida pelo desenho das luzes diurnas inspiradas no martelo de Thor, o incontornável deus da mitologia escandinava. Atualmente nas mãos de chineses, nunca a Volvo foi tão sueca…

Equipamento de série

Em Portugal, o XC60 só está disponível com caixa automática Geartronic de 8 velocidades; o que é ótimo, na medida em que este dispositivo é rápido e suave nas trocas, ótimo na forma como aproveita as potencialidades das mecânicas do SUV sueco. A gama de equipamento arruma-se em três níveis, o Momentum, o R-Design e o Inscription. Todos contam de série com faróis de LED, sensores de ajuda ao estacionamento traseiros, bancos com sistema Isofix, sistema de manutenção na faixa de rodagem, bancos dianteiros com proteção para o efeito "chicote", cruise control com limitador de velocidade, deteção de pressão de pneus e sistema Hill Descent Control.

Volvo XC60 som Bowers & Wilkins

Equipamento opcional

O Volvo XC60 é um carro que pode classificar-se como muito bem equipado, embora à custa de inúmeros opcionais. E as possibilidades apresentam-se nos mais diversos capítulos. Por exemplo, a funcionalidade do compartimento de carga pode ser melhorada com a abertura do portão automática (430€), que pode ser feita através de um gesto com o pé. No capítulo da dinâmica, a suspensão pneumática é proposta como opção (1900€) ao passo que o funcionamento da caixa automática de velocidades pode ser comandado por patilhas no volante, disponíveis por 166€. A pintura metalizada custa 960€ e, por 500€, pode comprar-se o sistema de chave mãos-livres. Tudo "mimos" que aconselhamos.

Volvo XC60 traseira

Por baixo do capot

Enquanto não chega o mais acessível D3, o XC60 na versão D4, com 4 cilindros a gasóleo de 2 litros e 190 cv e 400 Nm, é o mais interessante para já para o mercado português, aparecendo acoplado a uma caixa automática Geartronic de 8 velocidades. O XC60 D5 usa o mesmo 2 litros do D4, mas com uma potência "esticada" aos 235 cv e 480 Nm. A oferta de motorizações completa-se com o XC 60 híbrido plug-in que combina um motor a gasolina com 320 cv e uma unidade elétrica montada no eixo traseiro com 87 cv (potência combinada de 407 cv). A unidade elétrica é alimentada por uma bateria de iões de lítio com 10,4 kWh, o suficiente para anunciar uma autonomia de 45 quilómetros em modo 100% elétrico.

Preços

A chegada das mais acessíveis versões de apenas duas rodas motrizes à gama nacional estava calendarizada para o início deste ano, mas enquanto não chega o esperado reforço, o patamar de acesso à gama são os 49.538€ (Preço Justo KBB) do D4, com 190 cv, caixa automática e tração integral, no nível de acabamento Momentum. Os preços para o Volvo XC60 D5, com o Diesel mais potente de 235 cv, arrancam nos 57.119€ (Preço Justo KBB), ao passo que a versão com o com motor T8 híbrida plug-in está disponível a partir de 58.274€ (Preço Justo KBB).

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