VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasEnsaios
Partilhar

Ensaio Fiat 124 Spider: um descapotável à antiga

O Fiat 124 Spider partilha a plataforma do Mazda MX-5, mas herda o cunho e estilo italianos, graças a um motor 1.4 turbo a gasolina e um design mais atrativo.

Opinião Geral KBB

Fiat 124 Spider vermelho sem capota

Com linhas que evocam o clássico Spider dos anos 1960, o moderno Fiat 124 Spider, apesar das similaridades, tem uma aura mais amigável do que o Mazda MX-5. Essa aura de afabilidade está presente em todos os aspetos do descapotável 124, incluindo o conforto de condução, a qualidade interior e o nível de ruído no habitáculo. O resultado é um pequeno desportivo divertido e apropriado para todo o tipo de aventuras. Nas mãos certas, o descapotável da Fiat supera muitos carros mais caros. O MX-5, o Mini Cooper Cabrio e o Volkswagen Beetle Cabrio têm os seus pontos fortes, mas o Fiat 124 Spider, com o seu carisma italiano banhado pelo sol, não tem rival.

Vai gostar deste carro se...

Fiat 124 Spider branco

Se o seduz o encanto de rodar por uma estrada deserta a céu aberto, gostará do Fiat 124 Spider. O caraterístico estilo italiano, o motor turbo, o seu comportamento um suave e o preço competitivo fazem com que seja uma alternativa atrativa face ao seu irmão Mazda MX-5.

Pode não gostar deste carro se…

O descapotável 124 Spider é, sem dúvida, divertido, mas, para uma condução mais eletrizante, o mais leve Mazda MX-5 soma vantagens. O limitado espaço para pernas do 124 Spider pode ser um inconveniente para os condutores mais altos, mas quem tenha menos de 1,90 m pode “encaixar-se” sem problemas de maior tanto atrás do volante como ao lado.

Condução

Fiat 124 Spider Branco sem capota

Nos carros, o peso é inimigo das performances e da diversão. Porém, apesar de pesar mais 50 kg que o seu parceiro, o esbelto Mazda MX-5, o Fiat 124 Spider não deixa de ser extremamente gratificante de conduzir. A direção leve confere ao Fiat Spider uma sensação relaxante, apropriada para passeios plenos de encanto por montes e junto ao mar. Pise-se o acelerador e o descapotável da Fiat revela-se um divertido parceiro de dança. Para o carácter específico do Spider contribui o motor turbo 1.4 que é mais potente do que o motor atmosférico 1.5 do MX-5. A potência adicional é ótima, mas o atraso na entrada em ação do turbo faz-nos suspirar pela aceleração precisa do MX-5. No Spider, com a capota em baixo, o fluxo de ar no habitáculo está bem controlado, só levantando ligeiramente o cabelo dos ocupantes. A insonorização também foi cuidada e o agradável ruído do motor não impede uma conversação, mesmo com a capota para baixo.

Caraterísticas Favoritas

Descapotável

Fiat 124 Spider vermelho com capota

A capota de lona, acionada manualmente, pode ser facilmente levantada ou baixada com uma só mão em poucos segundos. Sendo esta operação tão simples, pode deixar que o sol lhe aqueça o corpo e a alma se estiver nessa disposição.

Isolamento acústico

Quem gosta de conduzir aprecia o Mazda MX-5, mas as viagens longas podem ser cansativas devido ao ruído no habitáculo. O Fiat 124 Spider dá resposta a esse problema com um para-brisas acústico, vidros traseiros mais espessos e um isolamento sonoro abrangente que fazem dele a escolha acertada para viagens mais longas.

Interior

Fiat 124 Spider interior

Ao entrar no Fiat 124 Spider é-se recebido com acabamentos, pilar dianteiro, barra de proteção em preto brilhante… ou Premium Silver e bancos em pele se optar pelo nível de equipamento Lusso. O nível-base Spider, com bancos em tecido, é menos exuberante mas ainda assim um lugar excelente para desfrutar a paisagem que se desenrola à nossa frente. A altura da cabina com a capota em cima é razoável, mesmo para quem seja mais alto, já o espaço para as pernas é mais limitado. E seria maravilhoso se o volante fosse ajustável também em profundidade (só o é em altura) para conseguir uma melhor posição de condução.

Exterior

Fiat 124 Spider novo e antigo

O Fiat 124 Spider foi meticulosamente esculpido para evocar o Spider original. Para conseguir esse visual, a equipa de design da Fiat montou uma carroçaria cuidadosamente desenhada, luzes traseiras quadradas e faróis redondos sobre a plataforma comum ao MX-5, criando um veículo 10 cm mais longo do que o congénere nipónico. A contribuir para a herança italiana do Spider estão os nomes e tonalidades das cores disponíveis, como Bianco Gelato (Branco Gelado) e Rosso Passione (Paixão Vermelha). Os condutores que apreciam um visual agressivo encontrá-lo-ão em abundância na versão mais desportiva 124 Spider Abarth, com uma silhueta única e jantes em liga leve pretas de 17’’.

Equipamento de Série

A versão base do 124 Spider inclui cruise control, arranque sem chave, AC manual, rádio CD e MP3, compartimento com fechadura, ecrã de 3’’, jantes em liga leve de 16’’. O nível Lusso adiciona estofos em pele, AC automático, faróis de nevoeiro e jantes de 17’’. Sistema de navegação, sensores de chuva, luminosidade, de estacionamento, ecrã táctil de 7’’, câmara de visão traseira ou faróis LED são opcionais. O Spider Abarth é o mais desportivo, com 170 cv face aos 140 cv do Spider normal, suspensão desportiva, travões Brembo, modo de condução Sport, diferencial autoblocante e um visual ainda mais dinâmico. Qualquer dos Spider vem com kit de reparação de pneus para aumentar o volume da mala.

Equipamento opcional

Fiat 124 Spider faróis LED

O nível base só oferece conexão Bluetooth e ecrã táctil multifunções de 7’’. O Lusso adiciona aos opcionais sistema de navegação, sensores de chuva, de luminosidade e de estacionamento, ecrã táctil de 7’’, câmara de visão traseira, sistema de som Bose com 9 altifalantes, 4 dos quais incorporados nos apoios de cabeça e faróis LED.

Debaixo do capot

Abarth 124 Spider

Uma das coisas que diferencia o Fiat 124 Spider do gémeo Mazda MX-5 é o seu motor de origem Fiat - um 1.4 MultiAir turbo de 4 cilindros a gasolina com 140 cv (170, na variante Abarth). Famoso por fazer com que o Fiat 500 Abarth tivesse aquele som tão agressivo, esta é a primeira vez que este propulsor é usado num veículo com tração traseira. Neste contexto, o motor 1.4 turbo confere uma ligeira superioridade em termos de potência face ao Mazda MX-5 (1.5 atmosférico de 130 cv), mas a maior vantagem é no binário (240 Nm às 2250 rpm do Spider; 150 Nm às 4800 rpm do MX-5). A transmissão da potência às rodas traseiras é feita através de uma caixa manual de 6 velocidades ou, em opção, no nível Lusso, por mais 1800€, uma caixa automática de 6 relações, que origina piores desempenhos que a caixa manual.

Preços

Abarth 124 Spider símbolo traseiro

O preço base do Fiat 124 Spider começa nos 28.000€, enquanto a versão Lusso, mais equipada, está disponível a partir de 30.494€ no modo manual ou 32.374 com caixa automática. Já o Abarth 124 Spider começa nos 42.000€ com caixa manual ou nos 44.000€ com transmissão automática.

Estes preços superam os do Mazda MX-5, tanto na versão de entrada (1.5 com 1130 cv, 25.100€) como na mais potente (2.0 com 160 cv, 39.100€). Mas, para além do estilo italiano do Spider, este supera o MX-5 em potência e performances. Para quem deseje mais de 2 lugares, tanto o Mini Cooper Cabrio (desde 27.850€) como o Volkswagen Beetle Cabrio (desde 29.000€) podem ser opções a considerar.

 

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar