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Comprar carro elétrico usado: bom ou mau negócio?

Comprar carro elétrico usado: bom ou mau negócio?

Um dos entraves à democratização dos elétricos continua a ser o preço. No entanto, no mercado dos carros elétricos usados, encontram-se modelos quase novos...
05-09-2018

Um elétrico usado pode ser uma boa solução para quem não dispõe do orçamento para investir num novo, cujos valores, não obstante as vantagens fiscais ou os incentivos à aquisição, permanecem acima das propostas movidas a combustíveis fósseis.

Certo é que para quem faz pequenas distâncias diariamente, um elétrico pode ser uma resposta muito económica - mais ainda enquanto o fornecimento de energia nos postos públicos permanece por tarifar. Além do mais, ao contrário do que sucede com as motorizações a gasolina ou a gasóleo, será difícil encontrar um carro elétrico com problemas - os engenhos raramente avariam e, apresentando muito menor número de componentes, são mais fáceis de manter.

Não é só a motorização elétrica que apresenta menos desgaste

Fruto de uma condução menos temperamental, que permite esticar um pouco mais as parcas autonomias, todas as restantes peças sofrem menos: desde os pneus até às suspensões, passando pelos travões. Tudo somado, e numa altura em que as propostas de usados entre os 100% elétricos começam a ser populares, faz com que estes automóveis se apresentem em condições a roçar o "impecável".

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Mais antigo, menos evoluído

Nem tudo são rosas quando se pondera a compra de um elétrico usado. É que, se no caso dos veículos movidos a motores de combustão interna é notória a evolução da engenharia nos últimos anos, nos elétricos esse progresso é ainda mais visível.

Os primeiros elétricos, que começam a invadir o mercado de usados, sofrem de uma autonomia fraquinha e, em termos tecnológicos, estão a anos-luz das ofertas mais recentes. Ainda assim, vale a pena avaliar para que se quer o carro. É para levar as crianças à escola quase ao lado de casa e ir às compras ao supermercado? Nesse caso, mesmo uma autonomia real inferior a cem quilómetros dá para o gasto. Quanto a potência, se o uso for urbano a probabilidade é que raramente se acelere para lá dos 50 km/h...

Além do mais, por mais piada que tenha acelerar um elétrico, que dispara com tudo o que tem a partir das zero rotações, deixando para trás até desportivos de respeito, a verdade é que o utilizador de um veículo movido a eletricidade rapidamente aprende que esses rasgos de atrevimento têm um custo demasiado penoso, originando um stress desnecessário, quando se começa a ver a capacidade da bateria a ser literalmente sugada...

Atenção às baterias dos carros elétricos usados

O componente que poderá dar mais dores de cabeça num usado elétrico será o conjunto de baterias. Por isso, há que saber em que moldes a bateria foi adquirida, isto é, se foi comprada ou alugada.

Veja também: A evolução das baterias dos carros elétricos

No primeiro caso, não há muito a saber: ter-se-á que testar uma carga para compreender se a bateria ainda se mantém jovem, cumprindo uma autonomia próxima ao que o fabricante anunciava quando o carro era novo, ou se, com uma autonomia muito inferior, requer manutenção ou mesmo substituição. Se for este o caso, é melhor informar-se dos preços das baterias antes de fechar negócio... Caso a bateria seja de aluguer, o contrato do mesmo pode passar para o nome do comprador que ficará, porém, com um encargo mensal.

Outro detalhe importante passa por saber qual o composto das baterias: se de hidreto metálico de níquel ou de iões de lítio. É que, apesar dos riscos conhecidos com as baterias de iões de lítio, estas trazem inúmeras vantagens face às de hidreto metálico de níquel: têm mais capacidade de carga, não têm memória (ou seja, viciam-se menos) e são muito mais leves. Já os riscos, sobretudo quando expostas a temperaturas elevadas, têm sido anulados com invólucros cada vez mais capazes.

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