VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Monovolume ou SUV: Qual o melhor para si

Os monovolumes já tiveram a sua idade de ouro, mas, embora continuando a existir, foram superados pelos SUV nas preferências dos consumidores.

Definição de monovolume

Um monovolume, como o nome indica, é um veículo onde não se consegue distinguir onde começam e onde terminam os seus três volumes: capot, teto e mala. Distingue-se pelo seu formato similar a um pão de forma, com maior altura interior face a uma berlina ou carrinha.

O que é um SUV

Um SUV (Sports Utility Vehicle) é uma viatura com um visual desportivo, em princípio apta para aventuras fora de estrada graças a uma maior altura ao solo. Estes modelos estão na moda. Na Europa, desde 2010 as suas vendas quintuplicaram e em Portugal o crescimento é notório. Mas o fenómeno é recente. Até 2007, os monovolumes imperavam. SUV eram veículos como o Land Rover Defender ou o Nissan Patrol, aptos para as mais duras exigências fora de estrada, subindo escarpas íngremes e descendo precipícios por caminhos de cabra.

Nissan Qashqai, o pioneiro dos SUV

Até que em 2007 surgiu o Nissan Qashqai, construído em Inglaterra inicialmente para um público europeu. O Qashqai, que à designação SUV acrescentou a de crossover (“cruzamento”), era (e é) na definição da Nissan “um SUV para a selva urbana”, mais apto a subir passeios do que circular por trilhos pedregosos e enlameados. Quando da sua apresentação, a reação entre os especialistas foi de alguma surpresa e de expetativa de como o público reagiria a uma viatura que não era mais que uma berlina com maior altura ao solo e um visual mais desportivo, mas sem grandes atributos para sair do asfalto (embora haja uma versão 4x4 que não teve o êxito da 4x2).

A verdade é que o seu acolhimento superou todas as previsões, incluindo as mais otimistas do fabricante, que, de repente se viu em sérias dificuldades de produção para corresponder à procura (o tempo de espera chegou a ser de quase um ano).

A moda dos SUV

Ainda hoje referência no seu subsegmento, o Qashqai reinou sozinho antes de os outros fabricantes conseguirem produzir veículos similares à estrela da Nissan. Hoje há centenas e o seu número aumenta todos os dias. Já os monovolumes conheceram percurso inverso - os SUV não lhes ficam atrás em espaço interior, têm uma posição de condução mais alta com maior visibilidade e alguns deles até têm alguma aptidão todo-o-terreno (embora esse não seja um fator essencial). Por isso, hoje em dia, há 821 SUV diferentes à venda contra 346 monovolumes. E não foram os SUV puros e duros que cresceram (nesse capítulo até se verifica alguma regressão), mas os crossovers cujos proprietários pouco arriscam além de subir passeios.

Face a isto, há uma tendência de os fabricantes automóveis substituírem na sua gama os monovolumes por crossovers. O exemplo mais recente foi o da Opel, que descontinuou o fabrico do monovolume Meriva substituindo-o por um SUV/crossover com vocação para o asfalto, o Crossland X. Outro exemplo que toca particularmente aos portugueses é o da AutoEuropa, cuja produção principal de 1995 até hoje é um monovolume, em duas versões: Seat Alhambra e Volkswagen Sharan (até 2006 também Ford Galaxy). Pois bem, a produção desse monovolume está em queda e em seu lugar irá ser fabricado o Volkswagen T-Roc, um SUV do segmento C (o dos veículos compactos como o Golf ou o Skoda Octavia).

SUV ou monovolume?

Se não estiver nos seus planos aventuras fora do asfalto, em termos de funcionalidade não há grandes diferenças, a não ser na posição de condução alta dos SUV, mas há monovolumes com visibilidade similar à de um SUV. No que toca às dimensões, ambos têm uma oferta que varia entre citadinos e grandes veículos do segmento E, de 4 a 7 lugares. Onde eles se distinguem mais é no visual - um mais desportivo e dinâmico, outro mais clássico e conservador. No fundo, é uma questão de moda e gosto pessoal.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar