VolanteSIC
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Pintura automóvel: dicas para disfarçar imperfeições

Quer disfarçar as imperfeições do seu automóvel? Conheça todos os truques para manter uma boa pintura automóvel.

Descobriu um risco enorme no seu carro e não sabe o que fazer? Primeiro conselho: as soluções mirabolantes que aparecem em alguns anúncios de televisão são para esquecer. Segundo conselho: tenha em mente os truques que revelamos neste artigo.

Não há milagres!

Aqueles produtos anunciados para disfarçar riscos na pintura e mossas no automóvel, bem como as canetas reparadoras ou sprays que se podem adquirir nos supermercados, poderão disfarçar de forma grosseira as imperfeições, mas notar-se-á sempre a reparação.

O que fazer então? Depende do grau e da natureza das imperfeições. O mais seguro é recorrer aos serviços de uma oficina especializada, que vai garantir que o carro fica como novo. Há várias empresas que procedem, de forma eficiente, à reparação rápida de pequenas mossas e riscos, utilizando produtos (massas, tintas, vernizes, etc.) de secagem rápida e que, dependendo dos danos, podem efetuar o trabalho num prazo que varia entre uma hora e um dia. Para intervenções mais profundas, são usados métodos tradicionais mais demorados, como lixar o painel afetado, de forma a remover o verniz, a tinta e o aparelho, aplicar massa para preencher a mossa, voltar a aplicar aparelho, pintar o painel e envernizar e secar em estufa.

Disfarçar riscos leves na pintura automóvel, que só afetam o verniz

Primeiro, deve lavar-se o automóvel num local à sombra e esperar que ele seque. Depois, com uma lixa fina (por exemplo, de grão 2000), raspar ligeiramente a zona afetada. Para tal, mergulhe a lixa em água e, depois, coloque água no local do risco. Passe a lixa levemente, até que toda a área à volta fique fosca. A seguir, com uma polidora, aplique uma massa de polimento adequada, em movimentos circulares, numa quantidade suficiente para cobrir a área que ficou fosca. Depois limpe a zona com um pano seco, que não deixe borbotos, até o risco e o fosco desaparecerem. Por fim, pode aplicar uma camada de cera no carro para proteger a pintura do carro. Este é o método mais seguro, não se recomendando as chamadas canetas ou sprays de remoção de riscos.

Polir o carro quando a pintura está baça

Outra situação é quando a pintura do automóvel já está um pouco baça, apresenta riscos leves no verniz e, mesmo depois de lavar o carro, este nunca fica com brilho. Nestes casos, a solução é polir o carro. Isso pode ser feito por uma oficina especializada ou pelo próprio, se tiver jeito, paciência e quiser poupar dinheiro (mas, atenção, se o trabalho for mal feito, pode sair muito mais caro). Outro pormenor a levar em linha de conta é que o polimento, seja feito por especialistas ou por si, vai tornar mais fina a camada de verniz (e até a da tinta, se não se tiver cuidado), pelo que é limitado o número de vezes que se pode repetir a operação antes de pintar e envernizar de novo o carro (esta deve ser feita por uma oficina especializada, já que implica lixar toda a tinta, verniz e aparelho velhos e voltar a aparelhar, pintar e envernizar o veículo).

Como proceder então, se decidir polir o seu próprio carro? Primeiro, lave o automóvel à sombra e deixar secar. Depois, com uma polidora, use massa fina para remover alguns riscos superficiais. Depois, aplique polish (à venda em lojas especializadas e em grandes superfícies comerciais) de modo uniforme e em movimentos circulares. Para remover salpicos da polidora, utilize um produto removedor de massas, que pode ser adquirido numa loja de produtos automóveis. Por fim, passe com um pano limpo e seco e o carro vai ficar com um novo brilho durante alguns meses.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB

Encontre o Seu Próximo Automóvel

Procurar